EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

GIRUÁ/RS DÁ EXEMPLO EM EDUCAÇÃO

Giruá dá exemplo em educação. Investimentos em reformas, aquisição de materiais e, principalmente, nos professores transformaram o ensino do município - KAMILA ALMEIDA | GIRUÁ, ZERO HORA 20/05/2011

Os professores de Giruá têm brilho no olhar, mas não foi sempre assim. O levante em direção a uma educação de qualidade começou em 2009. De lá para cá, foram investidos R$ 26.737.862,00 na causa. Contudo, a compra de novos materiais e as reformas nas instituições foram o básico.

Oingrediente diferente que se vê nesse município da Região das Missões é a gana por tratar bem o professor. Em Giruá, acredita-se que mestre motivado, e com um tempo para refletir seus métodos, distribui dividendos à comunidade escolar. O passo mais recente dentro da transformação ocorreu na noite de ontem, com a assinatura do projeto escola modelo em parceria com o Ministério da Educação (MEC), durante o 18º Seminário de Educação do município. A obra deve começar na segunda-feira.

Meridiana Lauer, 34 anos, leciona na rede pública de Giruá desde 1997 e acompanhou todos os anos do evento. Mas foi quando atrações nacionais e internacionais começaram a ser convidadas que a motivação triplicou.

– Somos estimulados a oferecer projetos interessantes e muito do que aplicamos poderia servir de exemplo a outras instituições – conta.

Investir é a palavra chave. Mas nem sempre há dinheiro disponível. Por isso, duas iniciativas são rotina: um servidor do município passa dias atualizando o sistema do MEC em busca de projetos oferecidos, e em nenhuma ideia é descartada.

– Se vemos que há uma ideia boa não é porque ela vai ser muito cara que vamos desistir. Pensamos em uma maneira de torná-la possível, nem que tenha de ser adaptada – afirma a supervisora educacional Ana Cristina Czegelski Duarte, integrante do setor pedagógico da Secretaria de Educação e Cultura de Giruá.

Outro foco, é o atendimento especializado a diretores escolares. Todos os meses eles têm encontro com um professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para um curso de gestão. Giruá foi contemplada pelo Plano de Ações Articuladas do MEC e conseguiu transformar a cidade em um polo que sedia os encontros e recebe profissionais de cidades maiores, como Santa Rosa e Santo Ângelo.

– Queremos que nossos diretores estejam cientes da sua função e de onde podem chegar com esse conhecimento – diz a secretária de Educação Fátima Ehlert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário