EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

ADOTADO PELO MEC, LIVRO DEFENDE FALAR ERRADO

Adotado pelo MEC, livro defende falar errado - ZERO HORA 13/05/2011

“Nós pega o peixe” ou “os menino pega o peixe”. Para os autores do livro “Por uma Vida Melhor”, da coleção Viver, aprender, adotado pelo Ministério da Educação (MEC), o uso da língua popular – ainda que com seus erros gramaticais – é válido. A obra também lembra que, caso deixem a norma culta, os alunos podem sofrer “preconceito linguístico”.

Diz um trecho do livro, publicado pela editora Global: “Você pode estar se perguntando: ‘Mas eu posso falar ‘os livro’?. Claro que pode. Mas fique atento porque, dependendo da situação, você corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico. Muita gente diz o que se deve e o que não se deve falar e escrever, tomando as regras estabelecidas para a norma culta como padrão de correção de todas as formas linguísticas.”

O livro foi distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a 484.195 alunos de 4.236 escolas, informou o MEC. Em nota enviada pelo ministério, a autora Heloisa Ramos diz que “o importante é chamar a atenção para o fato de que a ideia de correto e incorreto no uso da língua deve ser substituída pela ideia de uso da língua adequado e inadequado, dependendo da situação”.

“Como se aprende isso? Observando, analisando, refletindo e praticando a língua em diferentes situações de comunicação”, segue a nota. Heloisa afirma que o livro tem como fundamento os “documentos do MEC para o Ensino Fundamental regular e EJA” e leva em consideração as matrizes que estruturam o Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos. (Encceja).

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