EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

ZERO HORA 29 de agosto de 2012 | N° 17176

PAINEL RBS


A situação do Ensino Médio hoje no país, com excessivas 13 disciplinas básicas, 19 optativas e um currículo antigo e pouco atrativo para os jovens, foi considerada pelos especialistas e autoridades uma das grandes deficiências da Educação Básica. O ministro Aloizio Mercadante sustenta que esse currículo deve ser redesenhado, com o agrupamento das disciplinas em quatro áreas principais: matemática, português e redação, ciências da natureza e ciências humanas.

– Os alunos têm dificuldade de organizar esse volume de informações e ter um bom desempenho, principalmente com as deficiências anteriores. Estamos buscando uma integração dessas disciplinas em quatro áreas, que são as áreas do Enem – observa o ministro.

O secretário catarinense, Eduardo Deschamps, porém, demonstrou preocupação com a vinculação entre o nível Médio e o Enem:

– Com a definição do Enem como um indicador de qualidade, me preocupa que a gente foque demais a formação do Ensino Médio na preparação para a universidade, sabendo que apenas 30% vão para a universidade imediatamente. Um dos pontos é: de que maneira diversificar o Ensino Médio, preparando o aluno para a universidade e, ao mesmo tempo, para o mercado de trabalho? A reformulação curricular passa por isso.

O secretário gaúcho, Jose Clovis Azevedo, lembrou que o Estado iniciou no ano passado uma discussão sobre a reformulação do Ensino Médio, que começou a ser colocada em prática este ano:

– Estamos implantando uma reforma que dialoga com questões como a interdisciplinaridade, do ensino por áreas do conhecimento, com 200 horas a mais por ano e estímulo aos alunos para fazerem pesquisa.

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