EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PARCAS MEDALHAS

Blog do Luiz Aparecido - quarta-feira, agosto 15, 2012




JAIME SAUTCHUK (*)


As Olimpíadas de Londres renderam ao Brasil 17 medalhas, sendo três de ouro. Merecem parabéns os atletas que as conseguiram. Contudo, o que se pode dizer é que o resultado desses jogos, para nós, foi pífio. São honrosas as premiações obtidas, mas, convenhamos, foram parcas diante do esperado.

Primeiro, porque as leis surgidas no Brasil (Agnelo/Piva, Bolsa-Atleta e outras) e as políticas implantadas a partir da era Lula sempre indicaram um rumo promissor. A começar pela criação do Ministério do Esporte, que antes era misturado com turismo, não sabemos por quê.

Com isso, o dinheiro aplicado em esporte cresceu em mais de 30 vezes, administrado principalmente pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), uma entidade privada, como a CBF no futebol. E há também o patrocínio de empresas estatais, como Banco do Brasil, ECT, Caixa e Petrobrás. É dinheiro é público. Só que mal aplicado, pelo que se vê.

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzmann, disse, ao avaliar o desempenho brasileiro em Londres, que “é preciso diversificar as modalidades em que atuamos”. Descobriu a pólvora, o veterano dirigente dos esportes olímpicos.

Também o secretário-executivo da entidade, Marcus Vinícius Freire, o Marcão, lamentou o resultado muito abaixo do esperado, mas sem explicar direito. Ambos são originários do vôlei, modalidade em que concentram investimentos, mas nem mesmo aí nossa pontuação foi de total agrado, já que ficamos com a prata no masculino.

Mas esse meio fracasso vem num momento em que o País está em campanha eleitoral. E suscita, pois, o debate no plano municipal. Os candidatos devem ter a consciência de que o esporte não é um penduricalho nas políticas públicas. É, ao contrário, uma atividade essencial, até porque está imbricada com educação e saúde, pelo menos.

E aí é que o bicho pega. Por mais que haja esforço no plano federal, quando chega lá na base, nas escolas, nas comunidades, o que se vê é um descaso completo. Os atletas surgem por acaso, por esforço pessoal, não como fruto de atividade massificada, em que toda a criança já traga com ela essa possibilidade de se desenvolver.

Há, no entanto, uma série de fatores que tornam complexa a mudança de mentalidade a respeito do esporte no Brasil. A começar pela legislação que regulamenta a atividade dos profissionais da educação física.

A Lei 9696, de 1998, que regulamenta essa profissão, cria uma divisão de áreas. Uns profissionais podem atuar nas escolas formais da rede de ensino, outros podem atuar nas academias, clubes etc. Essa divisão é reforçada na própria universidade, que tem, em verdade, dois cursos distintos: o de graduação (bacharelado) e o de licenciatura.

Quando caem no mercado de trabalho, esses profissionais são subordinados a normas diferentes. Os de licenciatura são regidos pelas regras do Ministério da Educação; os outros, pelas do Conselho Federal de Educação Física. Na maior parte dos países, como Cuba, por exemplo, não existe essa diferenciação.

No dia-a-dia, ocorre o seguinte. Pela legislação, um professor de uma escola da rede pública de uma cidade qualquer não pode ser, ao mesmo tempo, treinador de um time de futebol local. Não pode sequer desenvolver atividades de lazer com outras crianças. A tese que norteia isso é a de que, caso contrário, esse professor estaria “roubando” vaga de alguém. Parece um absurdo, mas esse é um problema real.

Na América Latina, há exemplos de forte desenvolvimento da atividade esportiva. Quando assumiu o governo da Venezuela, o presidente Hugo Chaves fez um acordo com Cuba e contratou cerca de 1.000 técnicos em educação física e esportes. Essa gente se espalhou pelo país, em centros esportivos, escolas e entidades populares. E os resultados são visíveis, em especial nos esportes de rendimento, olímpicos. Mas até no futebol.

Do ponto de vista quantitativo, o caso brasileiro é bem mais simples do que o venezuelano. As universidades brasileiras jogam no mercado, pelo menos, 30 mil novos profissionais de educação física por ano. Ou seja, o Brasil está bem servido de pessoal para atuar na massificação das atividades esportivas.

O problema é que grande parte dos profissionais que se formam atende ao chamado mercado. Eles vão atuar na área de fitness (condicionamento físico), nas academias de ginástica ou no atendimento personalizado a fregueses endinheirados. Prevalece a visão o esporte como privilégio de poucos.

Há outro contingente que vai para as escolas, mas estas também não estão voltadas para a formação de atletas. Fica, então, um vazio entre estes dois grandes nichos de mercado de trabalho (escola e fitness).

Existem vários outros problemas, como o uso dos espaços urbanos para esporte e lazer. Mesmo em cidades pequenas do interior, é comum vermos áreas que eram campos de futebol de várzea serem transformadas em estacionamentos de carros ou prédios comerciais. As prefeituras, de um modo geral, não investem nessas áreas, que poderiam ser centros de esporte e lazer, com monitoria profissional.

Apesar de ter dinheiro, o COB não tem uma política efetivamente de base. De todo modo, o momento é oportuno. Basta assegurar que o tema esporte não seja somente discurso de campanha, mas que sejam asseguradas medidas efetivas.

Só assim poderemos chegar a eventos internacionais com um volume de atletas competitivos. Não apenas com alguns abnegados ou adeptos de modalidades privilegiadas pelas autoridades do setor, como o vôlei.



*Jaime Sautchuk é jornalista, ambientalista e homem preocupado com as coisas do Brasil

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Muito bem colocado. Entretanto, penso que esta questão de desportos deveria receber tratamento técnico ao invés de político. A craição do Ministério dos Esportes já prova esta intervenção nociva. A questão desportiva deveria sim ser inserida no Ministério da Educação onde os desportos passariam a fazer parte dos currículos escolares em oficinas extra-classe como parte de uma educação multidisciplinar ao lado de conhecimentos científicos, artísticos e técnicos-profissionais. Em todas as escolas se constitui uma equipe de orientadorees especializados para identificar talentos, potencial e vocação que selecionará o aluno para determinada oficina extra-classe. Na questão desportiva, a partir de competições inter-escolares de primavera em nivel municipal, os futuros atletas serão identificados por índice para competir em nível estadual e federal. O programa pode premiar as escolas e professores e oportunizar convênios mediante subsídios governamental aos clubes e associações que prestarem apoio na organização dos eventos esportivos e na formação de atletas.

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