EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O ESTUDO DA 1ª PERGUNTA

ZERO HORA 29/08/2012

PAINEL RBS

O estudo da 1ª pergunta

O contraste entre o papel de protagonista do país no campo econômico e o desempenho em termos de educação é explorado pela primeira pergunta da campanha A Educação Precisa de Respostas: “Por que, mesmo sendo a sexta economia do mundo, o Brasil ainda está no 88º lugar no ranking mundial da educação?”

O estudo selecionado pelo Grupo RBS é um dos mais respeitados da área: trata-se do Education For All Development Index, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Esse indicador foi elaborado para avaliar o desempenho dos países em relação a um conjunto de metas que devem ser atingidas até 2015.

Para compor o índice, foram selecionados quatro fatores: universalização do acesso, alfabetização de adultos, igualdade entre os gêneros e qualidade da educação. Segundo Denise Souza Costa, consultora da Unesco e presidente da Comissão Especial de Defesa e Promoção do Direito Fundamental à Educação da seção gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil, o relatório serve de parâmetro para avaliar o desempenho do ensino ao combinar indicadores como a alfabetização da população adulta e percentual de alunos que conseguem chegar ao 5º ano.

A repercussão da campanha


Já entre a plateia que acompanhou o lançamento da campanha A Educação Precisa de Respostas, no estúdio da RBS TV, ontem, surgiram as primeiras manifestações, otimistas, sobre os efeitos que a mobilização da sociedade gaúcha e catarinense pode gerar para qualificar a educação. Confira abaixo alguns dos comentários sobre o projeto:


Nenhum comentário:

Postar um comentário