EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A SITUAÇÃO DO PROFESSOR

ZERO HORA 29 de agosto de 2012 | N° 17176

PAINEL RBS



Na avaliação dos especialistas, a volta por cima da educação precisa ter como base uma melhor formação e a valorização dos professores.

– A base de toda a aprendizagem começa por um bom professor. O Brasil tem um enorme dever de casa. A gente precisa responder a uma pergunta: por que a carreira do magistério não é atrativa no Brasil? – questionou Mozart Neves Ramos.

O próprio especialista ofereceu uma hipótese: enquanto um professor ganha, em média, R$ 1,8 mil, outro profissional com titulação equivalente recebe R$ 2,8 mil. Países que estão no topo da educação mundial, como Coreia do Sul e Finlândia, pagam bem seus professores, o que lhes permite atrair mais interessados e selecionar os melhores. Outros desafios a serem superados, segundo Ramos, é a criação de planos de carreira baseados em formação continuada e desempenho, uma formação inicial sólida e condições adequadas de trabalho.

– Nada substitui o brilho nos olhos de um bom professor – resume.

Para Claudia Costin, é preciso superar o ranço de que professores não podem ser avaliados externamente:

– Por que não se pode reconhecer o professor? Mais importante do que premiar o professor é premiar toda a equipe escolar. A educação é um processo coletivo.

Mercadante lembrou que há 170 mil educadores no país sem formação adequada para lecionar no Ensino Médio. Sustentou que o governo oferece bolsas de estudo para aprimorar a formação prática do magistério, e promovendo a formação por meio da Universidade Aberta do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário