ZERO HORA 29 de agosto de 2012 | N° 17176
PÁGINA 10 | ROSANE DE OLIVEIRA
De tudo o que se ouviu do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no lançamento da bandeira institucional A Educação Precisa de Respostas, ficou a certeza de que o governo federal tem um diagnóstico preciso dos problemas e um conjunto de programas para resolvê-los. O problema é a distância entre a teoria e a prática.
Se tudo o que o ministro mencionou funcionasse a contento, a educação brasileira teria evoluído mais nos últimos anos. Lamentavelmente, os resultados ainda estão aquém do esperado pela sociedade.
Leonel Brizola e Darcy Ribeiro teriam aprovado a constatação de Mercadante de que o Brasil precisa caminhar na direção do turno integral ou, no mínimo, aumentar o número de horas que as crianças passam na escola. Diagnóstico inquestionável, mas como chegar lá? O ministro também reconhece que um dos problemas é a deficiência na formação de professores, algo que não se resolve no curto prazo.
A secretária municipal da Educação do Rio, Claudia Costin, trouxe para a pauta temas que inflamam o debate no Rio Grande do Sul: a meritocracia, a fixação de metas de melhoria continuada e de um núcleo comum do currículo, com conteúdo mínimo para todo o país.
Todos os participantes do Painel RBS foram unânimes em apontar a participação da família na vida escolar como fator que contribui para bons resultados na educação. A pergunta que vem depois dessa constatação é: como atrair os pais e integrá-los à escola?
Este blog mostrará as deficiências, o sucateamento, o descaso, a indisciplina, a ausência de autoridade, os baixos salários, o bullying, a insegurança e a violência que contaminam o ensino, a educação, a cultura, o civismo, a cidadania, a formação, a profissionalização e o futuro do jovem brasileiro.
EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
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