EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PROJETO DE TODOS

ZERO HORA 29/08/2012

PAINEL RBS | Ângela Ravazzolo


No dia 15 de agosto, 99 alunos do interior gaúcho celebraram uma vitória: alcançaram a nota 8,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A receita do sucesso começara 12 anos antes, quando os 1.596 habitantes de Vista Alegre do Prata decidiram transformar a Escola Municipal Giuseppe Tonus em um modelo de qualidade. Além de um significativo investimento financeiro, uma outra característica marca a rotina da instituição: as decisões são divididas com a comunidade escolar. Resumindo: um trabalho bem-feito, em conjunto.

O Brasil também tem avançado na área educacional nos últimos anos, mas há um desafio importante que ainda não se concretizou completamente: transformar a educação em uma prioridade nacional, um valor absoluto e determinante. A prática da qualidade precisa extrapolar as teses, os discursos, as estatísticas e invadir imediatamente as salas de aula e contaminar a sociedade.

Não há uma única receita. A mudança pode começar entre os alunos, com a invenção de uma emissora de rádio que transforma o colégio. Ou com um professor ousado que consegue transformar Dom Casmurro em leitura preferida entre adolescentes de periferia. Ou ainda com uma diretora que convoca todos os pais para participarem do cotidiano escolar. E essa grande mudança também depende da família, dos gestores, dos pesquisadores. O projeto precisa ser de todos.

Participe: www.precisamosderespostas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário