EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O JUSTIFICÁVEL E O INCOMPREENSÍVEL

CORREIO DO POVO, 13/09/2012



Taline Oppitz


Em meio à polêmica gerada pela Adin que questiona no STF o custo-aluno Fundeb como indexador de reajuste do piso do magistério, o governador Tarso Genro coordenou reunião do Conselhão sobre educação.

Tarso não escapou de cobranças de conselheiros que criticaram a postura do Executivo. O governador aproveitou para argumentar que nenhum governo conseguirá pagar o piso caso o custo-aluno Fundeb seja mantido e reconheceu o desgaste atrelado à iniciativa. "Sei que causou desgaste ao governador, mas assumimos uma responsabilidade de Estado.

A sociedade irá entender." É justificável a preocupação do Piratini, já que o percentual do custo-aluno Fundeb fica bem acima da reposição da inflação, representando ganho real, com impacto de milhões nos cofres públicos.

O incompreensível é que o então presidente Lula, mesmo tendo sido alertado pela equipe econômica do Planalto, tenha optado em 2008 por sancionar o piso mantendo o indexador.

A sugestão a Lula foi dada por líderes, entre eles, Tarso, que comandava o Ministério da Justiça, com o argumento de que a mudança poderia ser feita depois, por meio de projeto - que tramita até hoje - no Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário