EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sábado, 22 de setembro de 2012

O COMBATE À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

CORREIO DO POVO, 22/09/2102

EDITORIAL


O ambiente escolar, infelizmente, não tem se mostrado como um lugar apenas para os alunos aprenderem e para completar sua formação como cidadãos. Muitos fatores têm interferido nesse processo de forma negativa, como é o caso da violência escolar. Diante desse contexto, o Ministério da Educação (MEC) está anunciando a assinatura de um convênio com o Conselho Federal de Psicologia para realizar um levantamento da situação de acirramento das relações entre os participantes desse ambiente (professores, alunos e funcionários), a elaboração de materiais didáticos discutindo o tema da violência e a preparação dos professores para lidar com esse tipo de ocorrência.

Segundo o ministro Aloizio Mercadante, esse trabalho de conscientização e preventivo será desenvolvido em todo o território nacional. Entre os temas que serão trabalhados estão drogas, gravidez precoce, racismo, discriminação, ofensas digitais. O foco deverá ser o resgate da diversidade do ser humano, seu direito de ser tratado com respeito e a igualdade inerente à cidadania. O diálogo deve ser incentivado como meio eficaz para resolver conflitos. Também figura entre os objetivos melhorar as escolas para que elas possam ser mais atrativas aos olhos dos alunos, trazendo-lhes novos saberes e desafios num tempo em que a informação circula por todos os lados, principalmente com o advento da Internet. Os grupos de trabalho devem começar os debates em duas semanas, mas toda a implantação do projeto deverá ocorrer no próximo ano letivo.

A educação brasileira precisa melhorar, pois ela é a base para desenvolver o país. Cada centavo gasto em aprendizado ou para viabilizá-lo não é gasto, mas investimento. O Brasil precisa fazer o dever de casa e sair do quadro vexatório em que se encontra, com um dos piores índices de aproveitamento escolar do mundo. Civilizar as relações internas nas escolas já vai ajudar muito nesse sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário