EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

DE MODELO A TODA ESCOLA

 
ZERO HORA 17 de setembro de 2012 | N° 17195

NA SÉRIE CERTA


Colégio do noroeste gaúcho tem quase 95% dos estudantes na turma adequada para a idade

 MARCELO GONZATTO

Uma escola estadual gaúcha conseguiu superar o drama da defasagem escolar – que afeta um terço dos estudantes brasileiros no Ensino Médio – colocando em prática medidas simples mas eficazes. A estratégia aplicada pela Escola Estadual Madre Madalena, no município de São José do Inhacorá, eliminou o abandono no Ensino Fundamental e derrubou a repetência ao longo de toda a Educação Básica, permitindo que 94,6% dos estudantes estejam na série apropriada para a idade.

A chamada distorção idade-série, conforme reportagem publicada ontem em ZH, é gerada por elevados índices de reprovação e abandono fomentados pela má qualidade do ensino. Enquanto esse índice chega a 34,5% no país e 30,5% no Rio Grande do Sul, fica em apenas 5,4% na instituição do município de 2,4 mil habitantes – cerca de seis vezes menor que a média nacional das redes pública e privada. Esse é o melhor desempenho registrado por uma escola estadual de perfil convencional – sem incluir estabelecimentos técnicos ou vinculados à Brigada Militar, por exemplo.

O segredo da única escola de Ensino Médio da cidade localizada no noroeste do Estado é uma estratégia que combina projetos pedagógicos especiais com um sistema de apoio aos estudantes com dificuldades.

– Evitar a repetência e, dessa maneira, a distorção idade-série, é uma preocupação nossa há muito tempo. Para isso, trabalhamos também em conjunto com o município – afirma a diretora do colégio, Carmeli Maria Escher.

Projetos estimulam prática da leitura em família

Como o estabelecimento de 164 alunos recebe também egressos do Ensino Fundamental da rede municipal, há um contato permanente entre os educadores das duas redes. Quando um estudante chega com alguma dificuldade de aprendizagem, os professores do Madre Madalena já estão conscientes do problema.

Os educadores desenvolvem ainda vários projetos de reforço. Um deles envolve a prática da leitura – e, a cada ano, a iniciativa é modificada para despertar interesse sempre renovado dos alunos. Este ano, foi instituída a chamada “mala da leitura” para estimular a prática de ler em família. Nessa mala são colocados livros e revistas variados, que os alunos levam para casa em sistema de rodízio e dividem com os parentes para um momento conjunto de leitura. No ano passado, o projeto estabelecia que cada professor levasse para a aula um texto que despertasse o interesse da turma – desde o que é a felicidade até o uso de piercings – e distribuísse cópias para posterior discussão.

Lições são oferecidas no turno inverso da aula

Além disso, o desempenho dos estudantes é seguido de perto pelos professores. Ao sinal da primeira dificuldade com um conteúdo, entra em ação um sistema de reforço pedagógico. No turno inverso da aula são oferecidas lições complementares para que a criança ou o adolescente consiga vencer o conteúdo previsto e afastar o fantasma da reprovação. Como consequência, apenas 2,3% do alunado perde o ano no Ensino Médio. Isso é quase 10 vezes menos do que a média gaúcha, a mais alta do país nesse ciclo de ensino.

– É preciso combater a alta taxa de reprovação, mas assegurando aprendizagem. Reprovação alta pode ser resultado de uma concepção conservadora da escola. Ao mesmo tempo, aprovar sem assegurar o direito a aprender dos alunos é uma desculpa para a ineficiência do sistema escolar – afirma a especialista em educação e ex-secretária estadual Mariza Abreu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário