Pnad: 19,2 milhões de brasileiros têm menos de um ano de estudo. Ensino superior é privilégio de apenas 6,6 milhões de pessoas
O GLOBO
21/09/12 - 15h08
RIO - Os dados revelados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011 nesta sexta-feira (21) mostram que 19,2 milhões de pessoas (11,5% do total) com mais de dez anos de idade não têm qualquer instrução ou estudaram por menos de um ano. Enquanto isso, apenas 6,6 milhões de brasileiros estão no ensino superior.
As estatísticas também dão conta do analfabetismo funcional, representado por pessoas com 15 anos ou mais que tenham menos de quatro anos de estudo completos. Neste caso, 20,4% dos integrantes dessa faixa etária se encaixam neste perfil. Se comparada com os indicadores de 2009, a marca foi considerada estável.
Mulheres estudam mais
Os números mostraram que a população brasileira de 10 anos ou mais atingiu, no ano em questão, uma média de 7,3 anos de estudo. Dentro deste contexto, as mulheres tiveram a melhor marca, com 7,5 anos de estudo, enquanto os homens ficaram com a média de 7,1.
O melhor resultado ficou com a população de 20 a 24 anos, que resgistrou média de 9,8 anos de estudo, sendo 10,2 anos na parcela feminina e 9,3 na masculina.
Maioria dos estudantes na rede pública
Em 2011, o Brasil tinha um total de 53,8 milhões de estudantes, sendo que 78,4% deste total (42,2 milhões) estavam na rede pública. Se agrupado por etapas do ensino, o levantamento mostra que, no maternal e jardim de infância, a rede particular responde por 26,5% dos alunos dentro desse universo, ao passo que o nível fundamental e a classe de alfabetização tem 13% e o ensino médio 12,8%. Já no nível superior, há uma inversão dessa realidade, com 6,6 milhões de estudantes (73,2%) na rede privada.
Este blog mostrará as deficiências, o sucateamento, o descaso, a indisciplina, a ausência de autoridade, os baixos salários, o bullying, a insegurança e a violência que contaminam o ensino, a educação, a cultura, o civismo, a cidadania, a formação, a profissionalização e o futuro do jovem brasileiro.
EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
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