ZERO HORA 10 de setembro de 2012 | N° 17188
PÁGINA 10 | ROSANE DE OLIVEIRA
Na pauta do Conselhão
A escolha da educação como tema da 9ª reunião do pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, na quarta-feira, dará ao governador Tarso Genro a oportunidade de explicar pessoalmente aos conselheiros sua opção de questionar, no Supremo Tribunal Federal, a constitucionalidade do reajuste do piso do magistério pelo índice do Fundeb. A reunião vai discutir a educação de uma perspectiva mais ampla, mas será inevitável a discussão do piso, pela repercussão que tem nas finanças do Estado e pela dimensão que tomou o embate entre Tarso e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, principalmente depois do artigo que o governador publicou domingo em Zero Hora.
Em princípio, Tarso será o último a falar na reunião que começa ao meio-dia, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Os conselheiros vão formular cerca de 10 perguntas ao secretário da Educação, Jose Clovis Azevedo, sobre o papel da educação no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Temas como o baixo Ideb do Estado, as mudanças no Ensino Médio e a carreira dos professores estão na pauta dos conselheiros. É uma oportunidade para o governador legitimar no Conselhão o remédio jurídico que buscou para evitar a correção do piso em índices muito superiores aos da inflação.
A educação foi apontada como prioridade do Conselhão em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em março de 2011.
O secretário executivo do Conselhão, Marcelo Danéris, diz que a educação foi escolhida como tema dessa nona reunião do pleno porque “é o tema da hora”. Danéris lembrou a bandeira do Grupo RBS – A Educação Precisa de Respostas – e a escolha do tema como prioridade da direção que assumiu a Federasul neste ano.
O assunto já vem sendo discutido em uma câmara temática do Conselhão. De lá, saiu a proposta do Pacto Gaúcho pela Educação, que está preparando mão de obra para atender às demandas do setor produtivo por meio de convênio com uma rede de instituições. A mesma câmara é responsável por um trabalho de acompanhamento da qualidade da educação no Estado e tem, entre suas atribuições, o acompanhamento das mudanças no Ensino Médio e no sistema de avaliação dos professores.
Este blog mostrará as deficiências, o sucateamento, o descaso, a indisciplina, a ausência de autoridade, os baixos salários, o bullying, a insegurança e a violência que contaminam o ensino, a educação, a cultura, o civismo, a cidadania, a formação, a profissionalização e o futuro do jovem brasileiro.
EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário