EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

NA PAUTA DO CONSELHÃO RS

ZERO HORA 10 de setembro de 2012 | N° 17188

PÁGINA 10 | ROSANE DE OLIVEIRA

Na pauta do Conselhão

A escolha da educação como tema da 9ª reunião do pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, na quarta-feira, dará ao governador Tarso Genro a oportunidade de explicar pessoalmente aos conselheiros sua opção de questionar, no Supremo Tribunal Federal, a constitucionalidade do reajuste do piso do magistério pelo índice do Fundeb. A reunião vai discutir a educação de uma perspectiva mais ampla, mas será inevitável a discussão do piso, pela repercussão que tem nas finanças do Estado e pela dimensão que tomou o embate entre Tarso e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, principalmente depois do artigo que o governador publicou domingo em Zero Hora.

Em princípio, Tarso será o último a falar na reunião que começa ao meio-dia, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Os conselheiros vão formular cerca de 10 perguntas ao secretário da Educação, Jose Clovis Azevedo, sobre o papel da educação no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Temas como o baixo Ideb do Estado, as mudanças no Ensino Médio e a carreira dos professores estão na pauta dos conselheiros. É uma oportunidade para o governador legitimar no Conselhão o remédio jurídico que buscou para evitar a correção do piso em índices muito superiores aos da inflação.

A educação foi apontada como prioridade do Conselhão em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em março de 2011.

O secretário executivo do Conselhão, Marcelo Danéris, diz que a educação foi escolhida como tema dessa nona reunião do pleno porque “é o tema da hora”. Danéris lembrou a bandeira do Grupo RBS – A Educação Precisa de Respostas – e a escolha do tema como prioridade da direção que assumiu a Federasul neste ano.

O assunto já vem sendo discutido em uma câmara temática do Conselhão. De lá, saiu a proposta do Pacto Gaúcho pela Educação, que está preparando mão de obra para atender às demandas do setor produtivo por meio de convênio com uma rede de instituições. A mesma câmara é responsável por um trabalho de acompanhamento da qualidade da educação no Estado e tem, entre suas atribuições, o acompanhamento das mudanças no Ensino Médio e no sistema de avaliação dos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário