EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sexta-feira, 9 de março de 2012

SALA DE AULA NUNCA FOI TÃO DIFÍCIL PARA O PROFESSOR

Sérgio Gilberto Porto, Professor da Faculdade de Direito da Pucrs - JORNAL DO COMERCIO, 09/03/2012

Iniciamos a fase de retorno às aulas. Fim de férias! Vamos para o mundo real. Esta circunstância me remete à reflexão que tenho feito nos últimos tempos, como e enquanto professor. No curso de graduação em Direito, especialmente, tenho me deparado com um contingente significativo de alunos que, por regra, se apresentam em aula “conectados”. Comparecem com notebooks, tablets, smartfones etc. A universidade, de sua parte, franqueia o acesso à rede mundial. Esta, a realidade. De um lado, alunos plugados e, de outro, facilidades de acesso à navegação virtual. A situação parece ser boa, atual e talvez, nesta quadra da história, não pudesse ser diferente. Entretanto há uma constatação torturante para o professor. Este, ao menos nos cursos de Direito, trabalha preferencialmente com base na leitura, pesquisa, diálogo e reflexão, daí serem as aulas, como regra, desenvolvidas por método expositivo-dialogado.

É necessário, em aula, despertar o sentido crítico para induzir à meditação, como elemento essencial à formação profissional. O aluno atual, entretanto, está mais voltado para interagir com seu computador e, quiçá, pouco interessado no diálogo com seu professor. A disputa em sala de aula fica, pois, estabelecida. De uma banda o professor e, de outra, as facilidades cibernéticas. Concorrência claramente desequilibrada em favor da rede e suas benesses (MSN, Facebook e sites dos mais diversos propósitos). Estas, porém, face seus atrativos, geram a fuga intelectual da aula, embora a presença física. Cá pra nós outros, o que, ao aluno, parece mais agradável: o conteúdo sistemático de uma aula ou o simpático conteúdo oferecido pela internet? Sem dúvida a oferta da internet. Assim pode se afirmar que nunca foi tão difícil manter alunos concentrados em sala de aula e dispostos a compreender os meandros de sua formação. Deste quadro surge a questão: como resgatar o aluno desta rede que o aprisiona e, quiçá, em alguma medida, deforma. Com a palavra os pedagogos!

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