EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

segunda-feira, 19 de março de 2012

ENSINO RURAL TERÁ MAIS ATENÇÃO

EDITORIAL CORREIO DO POVO, 1903/2012

O governo federal está anunciando um conjunto de medidas destinadas a melhorar o ensino nas áreas rurais do país. Trata-se do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). O objetivo é fazer com que os números da educação recebida pelos jovens do campo possam se igualar aos da educação recebida pelos alunos nas áreas urbanas. De acordo com levantamentos realizados, na população com mais de 15 anos, o analfabetismo está em 9,6% nas cidades, mas no meio rural esse índice sobe para 23,2%. Do total de adolescentes nessa faixa de idade, apenas 15% estão matriculados e somente 6% das crianças conseguem ser atendidas em creches, um percentual muito baixo.

No projeto educacional do governo para atender a esse segmento diferenciado, estão alinhados diversos itens. Entre eles, constam construção e reforma de escolas, qualificação de professores e criação de grades curriculares e disciplinas relacionadas com o cotidiano dos estudantes que residem na zona rural. Um exemplo disso está na distribuição de material didático específico, diferente do que sempre foi feito. Antes, as mesmas publicações eram remetidas para todas as escolas, sem adaptações.

A criação de uma infraestrutura nas escolas rurais é urgente. Muitas não têm laboratório, biblioteca, luz elétrica, Internet e outros meios facilitadores da apreensão de conteúdos. O próprio quadro de professores, pelo isolamento, tem poucas oportunidades para se qualificar.

Uma educação de qualidade ainda é um objetivo que o país tem que alcançar. Basta ver os sucessivos rankings elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU), nos quais o Brasil figura em posições nada honrosas, atrás de vizinhos de menor porte. Melhorar o ensino nas escolas rurais já será um grande passo para avançar rumo a um aprendizado eficiente.

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