EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quarta-feira, 21 de março de 2012

BAIXA REMUNERAÇÃO ASSUSTA

CARREIRAS - ENSINAR A APRENDER. Administração escolar e atuação em empresas são opções na Pedagogia. GABRIELLE BITTELBRUN, ZERO HORA 21/03/2012

Nem todas as redes de informação do mundo moderno juntas substituem os ensinamentos desse profissional. O pedagogo pode passar por todo o processo de aprendizagem das pessoas, desde o momento em que se pega o lápis pela primeira vez até quando se precisa trabalhar melhor em grupo dentro de uma empresa.

A faculdade de Pedagogia tem duração mínima de quatro anos. Entre as disciplinas do curso estão metodologias de ensino, comportamento das diferentes fases da vida e história da pedagogia, que se somam a estágios obrigatórios.


Para fazer o curso, o mais importante, segundo a pedagoga e psicopedagoga Priscila Leonel Pasqualini, é querer passar o conhecimento para as outras pessoas. Ter afinidade com crianças e adolescentes também ajuda, mas não é fundamental, já que há outras opções, como a administração de escolas e o trabalho para se avaliar as equipes de uma empresa.

A pedagoga destaca como uma das dificuldades encontradas pelos profissionais a baixa remuneração.

– O que atrapalha é a questão política. Enquanto não se tiver entendimento de que vai ser melhor para o mundo a formação das pessoas e que a formação das pessoas vêm pelo professor, os profissionais terão de continuar lutando pelo aumento do piso – opina.

Por outro lado, ela acredita que ainda é a pedagogia que propicia as recompensas mais valiosas.

– O maior retorno é quando você auxilia a criança, adolescente ou adulto a adquirir o conhecimento, conversa e vê como a pessoa melhorou com isso – destaca Priscila.

Proximidade com os alunos

Enquanto caminha pelos corredores do Colégio Província de São Pedro, em Porto Alegre, Magali Lima Moraes responde “oi” a toda hora. Ao saírem de suas salas de aula para o recreio, as crianças a reconhecem e abrem sorrisos. Ela conhece todos pelo nome, afinal, trabalha há 30 anos na escola e ocupa atualmente a função de coordenadora pedagógica dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Magali fez Magistério e começou sua carreira como professora na Educação Infantil. Mais tarde, cursou Pedagogia com ênfase em supervisão escolar. Ao entrar na coordenação, passou a orientar os docentes nas aulas e a realizar treinamentos. Além disso, atua no acompanhamento pedagógico dos alunos, em um atendimento personalizado.

– É bacana porque tem toda uma história. Não é só trabalho, faz parte da minha vida, tanto que tive três filhas e uma delas já trabalha como professora aqui na escola – conta Magali, que é mestre em Educação e tem 49 anos.

No Província, ela é colega de trabalho da também pedagoga Márcia Dimer, 49 anos. As duas se conhecem desde o jardim de infância e passaram pelo Magistério e pela faculdade juntas. Márcia acabou escolhendo outra ênfase: orientação educacional.

– Damos apoio ao aluno que está com alguma dificuldade. Para os mais novos, ajudamos na adaptação, por exemplo. Para os mais velhos, organizamos palestras sobre as profissões – explica.


Mercado de trabalho - A área tem crescido bastante, o que facilita para conseguir emprego. Além de dar aula, há a opção de trabalhar no corpo administrativo das escolas, como coordenadores, na orientação pedagógica, em supervisão. A área empresarial também está crescendo bastante, com consultorias variadas, conforme os objetivos das empresas. Por problemas de remuneração, poucos estudantes têm investido na profissão.

Do que é preciso gostar - É importante querer compartilhar o conhecimento com as outras pessoas. Também é interessante ter afinidade com crianças e adolescentes, porque a habilitação inicial é para Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Se a pessoa não tiver pós-graduação, terá de atuar nesse mercado. É preciso buscar leituras e novos conhecimentos.

O que é mais difícil - A remuneração e o estabelecimento de um piso salarial para o magistério estão entre as dificuldades.
Outro desafio é lidar com as questões sociais. As famílias acreditam que a escola tem obrigação de educar, quando, na verdade, a escola tem obrigação de reforçar a educação vinda de casa. Os professores têm de fortificar a base e os valores vindos da própria família e agregar conhecimento para o aluno viver no mundo.

Salário - Um recém-formado pode ganhar em torno de R$ 1,2 mil mensais, mas o valor dependerá do quanto ele trabalhará semanalmente e da instituição em que atuará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário