EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quarta-feira, 21 de março de 2012

CMPA - UM SÉCULO DE SUCESSO EDUCACIONAL


Parabéns a você...Conhecido por formar presidentes, Colégio Militar de Porto Alegre completa cem anos de história. Aniversariante, escola formou alunos que ocuparam o mais alto cargo público do país. HUMBERTO TREZZI, ZERO HORA, 21/03/2012 | 03h54

Quem adentra nos imponentes recintos do Colégio Militar de Porto Alegre depara com letreiros postados no segundo andar do prédio: CMPA – Colégio dos Presidentes.

Nenhum exagero. A escola formou cinco presidentes da República e na quinta-feira completa cem anos de existência com uma tradição que poderia forjar outro slogan: é também a escola gaúcha que mais aprova candidatos no vestibular.

Dos seus formandos, 64,7% foram aprovados no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2012. Parte do segredo talvez esteja na qualidade dos docentes. Dos 111 professores, 60% têm mestrado ou doutorado.

O que poucos sabem é que a tradição de forjar presidentes – e bons alunos – vem desde o início. Mais precisamente, do berço. A primeira turma de 80 alunos, que ingressaram em 1912, já incluiu dois homens que viriam a ser presidentes do Brasil: Humberto de Alencar Castelo Branco e Arthur da Costa e Silva, ambos marechais do Exército.

Fazia também parte desses alunos pioneiros um terceiro militar, o também marechal Amaury Kruel, que se tornaria ministro da Guerra (comandante das Forças Armadas).

Na parede da secretaria do CMPA é possível ver um retrato desses pioneiros de 1912, com uniforme branco e boné azul de copa alta, similar aos usados no Exército naquela época. Entre eles, Castelo, Kruel e Costa e Silva. Posteriormente, estudaram lá outros militares que viriam a ser presidentes, como Emílio Médici, Ernesto Geisel e João Figueiredo.

Num século marcado por guerras, natural que vários presidentes tenham sido militares e estudado em instituições do gênero. O CMPA é o segundo colégio mais antigo do gênero, no Brasil. Perde em antiguidade, apenas, para o do Rio de Janeiro, fundado em 1889, com a República.

O século 20 terminou, os tempos são outros, e o Colégio Militar também mudou. Desde 1989, por exemplo, aceita meninas. Hoje, dos 1.100 alunos, 43% são do sexo feminino. O ingresso se dá no 6º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio. E a procura é tanta que surgiram até cursinhos para os interessados.

O que pensam os novos alunos?

Os novos alunos já têm uma opinião diante de tanta tradição uniformizada? É preciso dizer que o colégio que nasceu para formar oficiais hoje é um berçário de profissionais de todas as áreas. Mas a farda ainda soa atrativa para muitos. Zero Hora fez uma enquete, ontem, com os 80 alunos das turmas iniciantes do CMPA. Quase a metade quer mesmo seguir carreira militar – pelo menos é o que dizem, na flor dos seus 11 anos de idade. É o caso de Larissa Cristina Flores, filha do sargento Paulo, da Força Aérea Brasileira (FAB). Ela quer ser médica – da Aeronáutica, como o pai.

E presidente? Alguém pensa em ser mandatário do país, como ocorreu com seus colegas de um século atrás? Pelo menos 10 alunos que começaram aulas em 2012 levantaram a mão. Os três mais entusiasmados fazem questão de dizer o porquê. Leia abaixo:


Alguns eventos

- Até o dia 26/03 – Intercâmbio com Instituto dos Pupilos do Exército de Portugal
- Amanhã – Às18h, Culto Ecumênico no pátio do Colégio Militar. Às 19h, Lançamento do Selo e Carimbo dos Correios, também na escola. Às 20h, solenidade militar de aniversário do CMPA
- Dia 23/03 – Às 17h, Sessão Solene na Câmara de Vereadores
- Dia 24/03 – Baile do Centenário, no Grêmio Náutico União
- Dia 28/03 – Às 7h30min, Formatura Geral

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Um século de educação pública e gratuita ensinando princípios básicos de respeito mútuo, disciplina, ética, cidadania e civismo que está em falta nas demais escolas públicas deste país. Um exemplo de excelência que é seguido pelo Colégio Tiradentes da BM. Parabéns à comunidade escolar do CMPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário