Taline Oppitz Letra - CORREIO DO POVO, 11 DE MARÇO DE 2012
Entre a cruz e a espada
Preocupados com os desdobramentos com o não pagamento do Piso nacional do magistério no Estado, deputados da bancada petista iniciaram uma série de articulações com parlamentares federais do partido e com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.
A expectativa é que seja possível criar no Congresso Nacional movimento que viabilize a alteração do critério de reajuste do Piso, substituindo o custo-aluno Fundeb pelo INPC. Os deputados decidiram se organizar na tentativa de evitar que o Piratini leve adiante a ideia, discutida com a bancada na última semana, de promover mudanças no plano de carreira do magistério.
As alterações, apesar da resistência da base aliada e, principalmente da bancada do PT, são a única alternativa em análise pelo Executivo para cumprir a Lei do Piso, caso o índice do custo-aluno Fundeb seja mantido.
O certo até agora é que o dilema do governo é complexo e o desgaste político inevitável. Se o Congresso não mudar o critério, o governo irá descumprir a promessa de campanha, de não mexer no plano de carreira, para honrar o pagamento do Piso, outro compromisso feito por Tarso Genro durante a disputa ao Piratini.
Este blog mostrará as deficiências, o sucateamento, o descaso, a indisciplina, a ausência de autoridade, os baixos salários, o bullying, a insegurança e a violência que contaminam o ensino, a educação, a cultura, o civismo, a cidadania, a formação, a profissionalização e o futuro do jovem brasileiro.
EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.
domingo, 11 de março de 2012
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