EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

VALORIZAÇÃO - A RECEITA DE UM BOM PROFESSOR

A RECEITA DE UM BOM PROFESSOR - ZERO HORA 07/04/2011

FORMAÇÃO QUALIFICADA - Mais de 10% dos professores da rede pública do RS não têm curso superior. A Lei de Diretrizes e Bases exige que educadores do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio tenham graduação completa. No país, o percentual é de 17%.

AMBIENTE ESTIMULANTE - Países como Alemanha, Estados Unidos, Japão e Finlândia tornaram o magistério atraente, captando talentos para ensinar, ao criarem um ambiente de trabalho estimulante. Com a satisfação pessoal e profissional garantidas, o desempenho melhorou em sala de aula.

SALÁRIO E PLANO DE CARREIRA - É indispensável oferecer um plano de carreira aos docentes. Se um jovem professor de matemática de uma escola primária souber que continuará fazendo a mesma coisa daqui a 25 anos, ele não verá perspectivas no seu futuro.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - É recomendável avaliar o desempenho dos professores. Países com sistemas educacionais modelares praticam a chamada meritocracia. Recompensam os bons educadores, tiram da sala de aula aqueles que não demonstram vontade e interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário