EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

PACTO PELA EDUCAÇÃO NO RS

Lançado o Pacto Gaúcho pela Educação - ZERO HORA 07/04/2011

A qualificação de professores é uma das metas da Câmara Temática do Pacto Gaúcho pela Educação, lançada ontem pelo governo estadual. A iniciativa é do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o Conselhão de Tarso Genro, que elegeu a educação como prioridade.

Um dos objetivos da Câmara pela Educação é criar uma rede no Ensino Superior e nos institutos federais para formar professores e servidores de escolas. Jovens e trabalhadores também serão beneficiados. A Unipampa e a Uergs estão cotadas, mas outras universidades, públicas e privadas, serão convidadas a participar do mutirão.

O presidente da câmara, secretário estadual de Educação Jose Clovis de Azevedo, anuncia que será apresentado um diagnóstico da situação em maio. Integrada por oito conselheiros executivos, a entidade terá a função de acumular propostas ao Conselhão, que, por sua vez, municiará o governo na área da educação.

Qualificar os educadores foi a primeira recomendação do comitê gestor do Conselhão, como diretriz para o desenvolvimento do Estado. Secretário-executivo da entidade, Marcelo Danéris diz que a capacitação será direcionada aos setores produtivos. Haverá programas no campo e nas cidades.

– Esta ação busca também promover o conhecimento, com incentivo à pesquisa e inovação tecnológica, vinculando a educação à realidade econômica, social e cultural das regiões e aos arranjos produtivos locais – destaca Danéris.

A câmara também deverá se bater pela universalização do acesso ao Ensino Médio, pelo aumento das vagas gratuitas no ensino técnico e pela ampliação profissional dos professores. Atualmente, há 75 mil professores na rede estadual, que atuam em mais de 2,5 mil escolas da educação básica e profissional.

A eficiência de professores começa pela formação inicial. Integrante do Núcleo de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP), a cientista social Eunice Ribeiro Durham critica que os educadores estão saindo despreparados dos cursos de Pedagogia. Alerta que a deficiência se concentra principalmente entre os professores do primeiro ao quinto ano.

Eunice, do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, observa que os professores estão aprendendo a dar aula, mas não a alfabetizar. Lamenta que os educadores não dominam o português e a matemática, pouco sabem de ciências e geografia:

– Não sabem onde fica a Líbia, para explicar o que acontece no mundo árabe.

Mozart Neves Ramos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ressalta que a qualificação dos professores é “o mais relevante” para se conseguir as metas na educação. Membro do Conselho Nacional de Educação, diz que o país está formando educadores distanciados da realidade das escolas.

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