EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

PROFESSORA É AGREDIDA POR ALUNA.

ATAQUE A PROFESSORA. Escola protesta após agressão de aluna. Aulas foram suspensas em colégio da rede pública estadual na Capital - ZERO HORA 08/04/2011

A Escola Estadual Jerônimo de Albuquerque, no bairro Partenon, na Capital, fechou os portões ontem em protesto contra a agressão de uma aluna de 13 anos contra uma professora. O ataque ocorreu na tarde de quarta-feira, quando a docente, que é vice-diretora do turno da tarde da unidades de ensino, tentou apartar uma briga entre a estudante e um outro aluno.

A garota, que repete pela terceira vez a 5º ano do Ensino Fundamental, agredia um colega no pátio durante o intervalo quando a educadora, cujo nome foi preservado pela direção da escola, tentou intervir. Neste momento, a adolescente voltou-se contra a professora e a xingou. Na sequência, agarrou os cabelos dela e desferiu tapas contra o rosto. Ferida com um profundo arranhão no rosto, a docente só conseguiu escapar da fúria da estudante com a ajuda de colegas.

– Nós tivemos que nos agarrar na menina para tirá-la de cima dela. Ela estava totalmente transtornada. Se a gente não a tivesse contido, poderia ter ocorrido coisa pior – relatou a professora Maria Resplande Batista de Sá, que trabalha na escola.

Segundo Maria, que foi professora da aluna por dois anos, a garota apresenta uma extensa ficha de problemas.

– Ficamos todos abalados. Não imaginávamos que poderia atingir esse nível. Chegamos no nosso limite – lamentou ela.

Ontem, com os professores ainda traumatizados pela situação, a diretora da escola, Soraia Dornelles, resolveu suspender as aulas. A iniciativa teve o apoio dos outros docentes.

– É uma forma de protesto para que todos saibam o que está acontecendo. A família falha, o Estado falha e tudo desemboca na escola. Não aguentamos mais – reclamou Maria.

As aulas na Jerônimo de Albuquerque deverão ser retomadas hoje, após uma reunião convocada pela direção com pais, alunos e outros integrantes da comunidade escolar. O Cpers-Sindicato, que emitiu um nota de protesto, também participará do encontro.

O secretário estadual de Educação, Jose Clovis de Azevedo, lamentou o episódio e aponta a necessidade de a escola procurar as causas do fato e mediar os conflitos.

– É preciso voltar à normalidade, discutir o que aconteceu, procurar as causas. É um caso isolado, agressões deste tipo são uma coisa excepcionais e que não pode voltar a se repetir – disse Azevedo.


Casos recentes

- 23 de março de 2009 – A professora Gláucia Terezinha Souza da Silva, 25 anos, foi agredida por uma aluna de 15 anos, no Colégio Estadual Bahia, no bairro Boa Vista, em Porto Alegre. Gláucia teve traumatismo craniano. A aluna alegou ter sido ofendida pela educadora.

- 8 de março de 2009 – Um aluno de 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio, agrediu a socos três funcionários do Colégio Estadual Marechal Rondon, em Canoas. Ele teria sido impedido de entrar na aula por ter passado do limite de atrasos. Entre os alvos das agressões estava a vice-diretora.

- 17 de março de 2010 – Um aluno de 10 anos agrediu uma professora de 50 anos na Escola Municipal Antonino Xavier, em Passo Fundo. Ela teria repreendido o menino ao vê-lo chutando outras crianças quando foi atingida por socos e tapas.

- 23 de novembro de 2010 – Um aluno do curso técnico em enfermagem de 23 anos feriu uma professora na Capital em razão de uma nota baixa. O rapaz quebrou dois braços da docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário