EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sábado, 30 de abril de 2011

VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

Lançada pelo movimento Todos pela Educação, a campanha de valorização dos professores é daquelas iniciativas que precisam contar com o apoio da sociedade. O objetivo, como resume o slogan “Um bom professor, um bom começo”, é justamente reforçar a importância dos educadores e pressionar por melhorias que favoreçam tanto quem ensina quanto quem está em fase de aprendizado. Um dos méritos do projeto é o de chamar a atenção para o aspecto de que um profissional bem formado e atualizado é o que tem mais chance de se realizar na atividade e de cumprir bem o seu papel de educar cidadãos para a vida adulta.

Muitas das dificuldades que precisam ser enfrentadas na área educacional no país estão ligadas justamente a essas questões. Como atrair jovens motivados para o magistério se a remuneração inicial é irrisória e se não há perspectivas de avanços significativos ao longo da carreira? Além disso, mesmo ganhando normalmente menos do que gostaria, um professor precisa investir em formação constante e se manter permanentemente atualizado com as transformações registradas à sua volta e no mundo.

Numa velocidade impressionante, as redes sociais contribuem para multiplicar linguagens e tendências, computadores portáteis substituem os cadernos de temas, as lousas perdem espaço para os monitores, cada vez mais as cidades antes buscadas no globo de mesa ou no mapa-múndi podem ser localizadas em um clique. O educador, portanto, precisa se mostrar preparado para encarar sociedades mais complexas, estudantes em grande parte marcados pela ausência dos pais na formação pessoal e níveis crescentes de violência dentro e fora da escola.

As profundas transformações no perfil dos alunos em geral, legadas pelas mudanças socioeconômicas, impõem um novo modelo de profissional do ensino. A campanha recém lançada dará uma contribuição importante se motivar os brasileiros a valorizar as novas exigências, que se constituem em pressuposto para maior reconhecimento e valorização, inclusive sob o ponto de vista salarial.

EDITORIAL ZERO HORA 29/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário