EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

UNIFORME ESCOLAR

CLAÚDIO BRITO - JORNALISTA - ZERO HORA 04/04/2011

Primeiro, um recado no Twitter. Depois, no Facebook. Logo, eram mais de 200. O uso obrigatório do uniforme no Colégio Pedro Schneider, o famoso Pedrinho, de São Leopoldo, provocava o debate. Dois alunos foram barrados por não usarem a camiseta oficial da escola. Sem acesso à sala de aula, protestaram e mobilizaram outros colegas. Um comentário na Rádio Gaúcha, uma reportagem e uma enquete no Jornal do Almoço, da RBSTV confirmaram que o tema é polêmico.

Na televisão, maioria significativa de 80% aprovou a ideia de se impor aos estudantes das escolas estaduais o uso de uniformes. Os motivos são vários, desde a padronização que evitaria o desfile de moda diário da juventude, que expõe os mais pobres a uma comparação que os machuca, até a segurança. Dizem que uniformizados os alunos se protegem, pois estranhos não entrariam no colégio. Ingenuidade supormos que uma camiseta ou um abrigo estejam protegidos da clonagem, se até fardamento militar é copiado com sucesso por alguns assaltantes, como já aconteceu tantas vezes.

Sobre o tema da segurança, por sinal, uma senhora me alertou. Contou-me que, impedidos de ingressar em um estabelecimento de ensino da Grande Porto Alegre, meninos foram deixados na rua. Seus pais só viriam buscá-los horas depois. Encontraram os filhos sentados na calçada, diante do portão fechado da casa que deveria ser a extensão do lar. O motivo era outro, o atraso na chegada. Pois bem, que o atrasado aguarde um intervalo ou fique em uma sala de orientação pedagógica, por exemplo. Dentro da escola, no entanto. Em segurança. Na rua, jamais.

Indisciplina ou atraso podem justificar o afastamento da sala de aula. Mandar o aluno sair do prédio é violência. Os pais estão no trabalho, imaginando os filhos resguardados. Não se pode admitir tal exposição ao perigo. E o que dizer se a causa for a roupa vestida pelo guri? E quem disse que todos podem comprar camisetas ou uniformes de várias peças? Como obrigar ao uso do que não se tem? Usar a ideia da padronização para que, igualados, estejam livres de discriminação ou comparações dolorosas? O que foi então que fizeram ao dizer que “sem camiseta não vai entrar”? Toda a comunidade da escola ficou sabendo que aqueles jovens não tinham condições de adquirir a bendita camiseta.

Uniforme em escola pública? Ainda que se respeite a autonomia de cada colégio, ainda que se admita que pais e mestres resolvam adotar fardamento, ninguém poderá ser obrigado a gastar com isso. Que se organizem e arrecadem recursos para comprar uniformes para todos, ou que o Estado banque a despesa. Nada poderá ser exigido individualmente dos estudantes. Inadmissível e até revoltante que educadores cogitem proibição às aulas por falta de uniforme. Nada pode impedir que o aluno viva o momento sagrado de avistar-se com seu professor ou professora na tão nobre relação ensino-aprendizagem.

Um comentário:

  1. Muito interessante seu texto. Sou de SP-Capital e meu filho estuda em uma escola pública,nesta semana ele foi proibido de assistir uma aula por estar sem a calça do uniforme e a diretora desta escola foi extremamente estúpida com ele por duas vezes por esse motivo. Já expliquei a situação de que não tenho como comprar outra calça no momento, e mesmo assim a diretora coloca meu filho em estado de constrangimento. Como posso denunciar a diretora, a quem recorrer? Se puder me orientar, agradeço.

    ResponderExcluir