EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

COMISSÕES ANTIVIOLÊNCIA


SEC propõe criação de comissões antiviolência em mais de 2,5 mil escolas. Secretário Jose Clovis de Azevedo anuncia adoção de mecanismos contra o bullying. Humberto Trezzi - 11/04/2011 ZERO HORA.

O assassinato de 12 estudantes no Rio de Janeiro acendeu um alerta país afora. No Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Educação promete estimular a criação de comissões antiviolência nas mais de 2,5 mil escolas estaduais.

Ea prioridade será o combate ao bullying (agressão física ou psicológica que visa a humilhar pessoas de forma sistemática). Relatos indicam que o autor da chacina carioca, Wellington Menezes de Oliveira, era vítima sistemática de maus-tratos por parte de colegas, quando estudava no colégio que acabou se tornando alvo da matança praticada por ele. As agressões podem ter sido o gatilho para torná-lo assassino.

No Brasil, cerca de um em cada três estudantes afirma ser vítima de bullying, conforme levantamento feito em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em 27 capitais brasileiras.

O secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, diz que as iniciativas contra o bullying no Estado existem, mas são isoladas. Alguns colégios têm bons trabalhos preventivos, outros desconhecem o tema.

PREVENÇÃO NAS ESCOLAS - Estatísticas para evitar o bullying - MATHEUS BECK | ESPECIAL

Em um mês de acompanhamento, o município de Canoas, na Região Metropolitana, registrou 67 casos de bullying envolvendo 189 estudantes. Os dados, que compõem os Registros de Ocorrência de Violência Escolar (Roves), permitirão à prefeitura mapear os incidentes com o objetivo de prevenir a repetição de episódios de agressões físicas e verbais.

O novo sistema completou um mês. Apesar de ser um estudo preliminar, a atuação dos Roves consegue apontar dados relevantes em 21 escolas municipais, metade do total. A maioria dos registros envolve alunos nos bairros Guajuviras e Mathias Velho. Mais da metade dos casos está relacionado à agressão física entre alunos, principalmente no recreio ou na entrada e saída. A diretora da Escola Municipal Guajuviras, Geisa Bonfanti, conta que preenche o formulário com qualquer incidente como forma de prevenir.

O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, ressalta a prevenção:– Um sistema como esse nos faz traçar medidas de atuação e penalizar as pessoas envolvidas.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - É importante e urgente esta medida, pois estabelece na comunidade escolar maior preocupação com a segurança dentro e nas proximidades das Escolas, além de conscientizar a todos para a adoção de medidas coletiva e individuais e envolver as autoridades públicas.

Veja no nosso "Blog do Policiamento Comunitário" um projeto de segurança escolar:

http://policiamentocomunitario.blogspot.com/2011/03/projeto-comissao-de-seguranca-civismo-e.html

Atenção internautas que nos seguem em todo o mundo. Aceitamos sugestões para análise e possível implantação de novas idéias no Brasil. Comente esta postagem inserindo o meio de contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário