EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

TENTATIVA DE EXECUÇÃO EM FRENTE À ESCOLA DE PORTO ALEGRE/RS

PÂNICO NA ZONA NORTE. Tiroteio em frente a escola fere dois na Capital. Pais e estudantes ficaram apavorados com ação no início das aulas da tarde - EDUARDO TORRES | ESPECIAL, ZERO HORA 20/04/2011

O começo da tarde de ontem, por volta das 13h30min, foi de pânico para quem chegava à Escola Municipal Jean Piaget, no bairro Parque dos Maias, zona norte da Capital. Dois adolescentes foram baleados e dois veículos roubados. Tudo diante do portão em que as crianças chegavam para o turno da tarde.

Cícero Renan Batista Matoso, 18 anos, foi atingido no peito, e um garoto de 14 anos, de raspão no braço direito. Os dois atiradores que estariam usando três armas ainda tentaram roubar uma moto, mas a abandonaram e fugiram a pé.

De acordo com a Brigada Militar, o rapaz de 18 anos não tem antecedentes, mas informações dariam conta de que ele seria o alvo de uma execução por dois homens que chegaram em uma moto à Avenida Major Manoel José Monteiro.

Um deles desceu do veículo e acertou o peito de Cícero Renan. No momento da fuga, porém, a moto falhou, e eles acabaram abordando um casal que passava pela rua em outra moto. Aí voltaram a atirar em direção à escola. O garoto de 14 anos acabou atingido quando chegava ao portão para a sua aula, na 7ª série.

Os dois baleados foram socorridos pela Brigada Militar e levados ao Hospital Cristo Redentor. Cícero Renan permanecia internado na emergência no começo da noite de ontem.

De acordo com o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Paulo Ricardo Quadros, a tentativa de execução foi constatada pela característica do ataque.

– A motivação é a Polícia Civil quem terá de apurar – diz.

Segundo ele, a área da escola não estava entre as mais preocupantes na patrulha escolar e não tinha nenhuma denúncia de confronto entre adolescentes recentemente.

Estudantes confirmam, porém, que Cícero Renan – que é ex-aluno da escola – costuma frequentar o local na hora da chegada dos alunos da tarde. A Brigada Militar já teria imagens que identificam os autores do crime, que será investigado pela 22ª DP.

“Fiquei apavorada” - DIÁRIO GAÚCHO

Uma mãe de 37 anos foi surpreendida ontem no trabalho. Por telefone, um aviso: seu filho de 14 anos estava baleado no Cristo Redentor. Ela falou ao Diário Gaúcho sobre a preocupação com a segurança no colégio.

Diário Gaúcho – Um tiro em plena escola. O que pensar agora?
Mãe – Fiquei apavorada. O último lugar que eu iria imaginar alguma coisa assim é na escola. Se até ali ele não está protegido, onde vai estar?

DG – Você pensa em tomar alguma atitude?
Mãe – Acho que vou tentar transferir meu filho para uma escola mais perto de casa. Mas eu tenho um de nove anos, que estuda de manhã. Vou trabalhar sempre com o coração na mão.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Leis fracas e benevolentes, justiça morosa e alternativa, polícia fracionada e ausente e escolas sem segurança formam um conjunto propício para a impunidade e crescimento do nível de criminalidade no RS. As execuções estão se tornando rotina no RS. Está sendo fácil matar. Até quando a sociedade organizada irá tolerar este ambiente de insegurança jurídica, judiciária e social no RS? Quando é que os Poderes de Estado que nos governam irão sair da inércia e começar a trabalhar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário