EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

terça-feira, 19 de março de 2013

TROTE REVOLTA ESTUDANTES

ZERO HORA 19 de março de 2013 | N° 17376

TROTE EM MINAS. Imagens provocam revolta em estudantes


Fotos do trote realizado na última sexta-feira por estudantes da faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) geram polêmica das redes sociais. As imagens, consideradas racistas, têm causado revolta entre estudantes. Em uma das fotos, uma caloura pintada de preto aparece acorrentada junto a uma placa com a inscrição “caloura Chica da Silva”.

Em outra imagem, três estudantes, um deles com um bigode semelhante ao do ditador Adolf Hitler, fazem saudações nazistas ao lado de um calouro preso a uma pilastra com fita adesiva.

No Facebook, um evento convocado pela Assembleia Nacional dos Estudantes (Anel) e pelo o Movimento Mulheres em Luta (MML) convida estudantes, entidades e coletivos da UFMG para uma reunião que vai discutir ações contra o trote racista e machista ocorrido na Faculdade de Direito.

“É inaceitável que na Universidade práticas machistas, racistas homofóbicas não sejam combatidas”, afirmam na descrição do evento.

As fotos ganharam repercussão após serem publicadas pelo perfil “Dilma Bolada” no Twitter. O perfil falso da presidente Dilma Rousseff criticou a medida tomada pelos estudantes: “Que absurdo é esse? Exijo que este estudante de Direito seja jubilado da UFMG!”, comentou, referindo-se primeiro à foto da caloura “Chica da Silva”.

No final da tarde de ontem, a assessoria de comunicação da UFMG divulgou uma nota oficial assinada por Clélio Campolina Diniz, reitor da universidade, e Rocksane de Carvalho Norton, vice-reitora da instituição.

No documento, afirmam que a direção da universidade “repudia quaisquer atos de violência, opressão, constrangimento ou equivalentes, praticados contra membros da comunidade universitária, em particular aqueles relacionados aos chamados ‘trotes’ aplicados aos novos estudantes.”

A Assembleia Nacional dos Estudantes lançou campanha contra os trotes na universidade. Duas reuniões estão marcadas para hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário