EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

segunda-feira, 25 de março de 2013

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

ZERO HORA 24 de março de 2013 | N° 17381

UMA NOVA DISCIPLINA

Campanha na internet encabeçada por personalidades como Bill Gates, fundador da Microsoft, estimula a chamada “alfabetização digital” nas escolas. E já há colégios no Rio Grande do Sul que incentivam alunos a falar a língua das máquinas.

Adisseminação das tecnologias digitais deixou as escolas à beira de uma revolução. Um número crescente de especialistas argumenta que não basta preparar os estudantes do século 21 para ler, escrever ou fazer contas: é preciso ensiná-los a programar computadores. Nos Estados Unidos, celebridades se uniram em uma campanha em defesa da chamada “alfabetização digital”, e que já provoca reflexos no Rio Grande do Sul.

Personalidades como o fundador da Microsoft, Bill Gates, e o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, figuram em um vídeo divulgado na internet que defende o ensino de linguagem de programação – códigos que mesclam letras, números e sinais gráficos para dizer aos computadores e dispositivos digitais que ações realizar, como enviar e-mails ou rodar jogos.

Para os defensores da ideia, nos próximos anos será tão importante falar a língua das máquinas como hoje é fundamental ler e escrever. Duas razões sustentam a iniciativa: faltam programadores no mercado de trabalho – a defasagem deverá chegar a 1 milhão de pessoas em 2020 nos EUA –, e educadores apontam que aprender a lógica da computação ajuda o raciocínio, melhora o desempenho em outras disciplinas e estimula a criatividade.

– Quando o aluno aprende a linguagem do computador para dizer a ele o que fazer, muda tudo. A máquina se transforma em um laboratório – concorda a coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Léa Fagundes.

O problema é como disseminar essa cultura no país, o que exige treinar professores e dar infraestrutura. Hoje, a modalidade de programação mais ensinada em escolas públicas e privadas é a robótica, na qual os alunos comandam a movimentação de robôs por meio de códigos inseridos no computador. Na rede municipal de Porto Alegre, por exemplo, 35 escolas treinaram professores de disciplinas variadas para usar esse recurso e seguem com ele no currículo.

Misto de pedagogia com informática

Também existem softwares, mais voltados para crianças, usados para apresentar a lógica da computação aos alunos. Eles permitem que o usuário insira comandos que criam figuras, movimentam personagens e possibilitam a elaboração de desenhos, narrativas e jogos. O maior desafio do sistema escolar está no ensino das linguagens de programação propriamente ditas, utilizadas para criar páginas na internet, aplicativos e jogos (conheça as principais na página 27). Uma das barreiras é a falta de professores especializados.

– O ideal é que combinassem o curso de pedagogia com especialização em informática, ou o contrário – afirma o mestre em computação e diretor de escola de computação Rodrigo Losina.

No país, conforme dados de 2010, há 79 cursos de licenciatura em computação, que preparam educadores para lecionar sobre esse tema. Mas formam menos de 700 profissionais por ano.

– Isso é muito abaixo do necessário – sustenta o doutor em computação e professor da UFRGS Daltro José Nunes.

Como resultado, segundo Losina, há uma tendência de aumento no número de alunos adolescentes em cursos de linguagens de programação oferecidos por escolas de computação. Mas a campanha americana já inspira instituições como o colégio Sinodal, de São Leopoldo, a investir mais na linguagem dos computadores. A instituição leciona robótica, mas pretende ampliar o ensino para que os estudantes aprendam a criar projetos mais variados.

– Inspirados pela campanha, vamos introduzir o ensino de outras linguagens, voltadas para a criação de jogos e aplicativos – conta o professor de Educação Digital Jorge Jardim.

A intenção é usar a computação para que os jovens de hoje programem seu futuro.

MARCELO GONZATTO


Alunos vão do jogo de tabuleiro ao computador
No Colégio Evangélico Alberto Torres, de Lajeado, os alunos começam a se familiarizar com os comandos utilizados para fazer funcionar os computadores na 5ª série do Ensino Fundamental. O primeiro contato com o mundo dos códigos, porém, é feito longe da máquina.

Antes de sentar diante da tela, eles recebem noções básicas sobre os padrões da linguagem digital por meio de um jogo de tabuleiro que a própria professora de Informática Educativa Vania Sberse mandou construir.

– Temos dados com números e com comandos básicos de programação, que são utilizados em um jogo. Depois, eles usam esse conhecimento no computador – explica a educadora.

A combinação dos números com os comandos dos dados indica que caminho uma tartaruga deve seguir no tabuleiro. Em um segundo momento, Vania utiliza um software chamado Super Logo que se utiliza de uma lógica semelhante para que os alunos possam inserir códigos e criar, por meio deles, figuras geométricas específicas como quadrados ou escadas.

– Alguns estudantes não gostam muito, mas outros gostam tanto que vão para casa, baixam o programa nos próprios computadores e, na aula seguinte, começam a mostrar coisas que aprenderam a fazer sozinhos – conta a professora.

Vania afirma que o trabalho de programar o computador para gerar figuras geométricas, que leva o estudante a aprender com base no sistema de tentativa e erro, estimula o raciocínio e favorece o aprendizado em geral.

Estônia é referência mundial

Um país europeu com apenas 1,2 milhão de habitantes se adiantou a grandes potências e colocou em prática um plano de ensino de programação nas escolas. A Estônia, no leste da Europa, oferece aulas de computação desde o 1º ano do Ensino Fundamental e pode inspirar projetos em países como o Brasil. A Estônia virou uma das referências mundiais nessa área no ano passado, quando uma entidade ligada ao governo, a Fundação Salto do Tigre (Tiigrihüppe Sihtasutus), lançou um projeto com os seguintes princípios:

- A adoção do programa pelas escolas é opcional

- A fundação fornece material de apoio para as aulas

- Os professores são treinados por meio da internet

A coordenadora de Promoção das Tecnologias de Informação e Comunicação da fundação estoniana, Signe Rosin, afirma que o treinamento dos professores, ainda em andamento, começou pelos educadores das séries iniciais. Mas o programa abrange todos os 12 anos da educação básica no país e, se a escola não quiser integrar a computação de maneira formal no currículo, pode criar uma atividade extracurricular.

– Nossa ambição é dar a todas as escolas a oportunidade de integrar a programação ao currículo ou lançar um clube de programação. Nosso mote é educar as crianças para que, em vez de serem usuárias de softwares, se tornem criadoras de novas tecnologias – afirmou Rosin em entrevista concedida por e-mail.

Os alunos mais novos se familiarizam com a lógica de programação por meio de softwares gratuitos como o Scratch (leia mais na página ao lado). Em um segundo momento, passam a ter aulas de robótica. Os mais velhos aprendem a criar páginas e aplicativos na internet. A coordenadora de pesquisa da Fundação Pensamento Digital, Marta Voelcker, entende que o uso de softwares como o Scratch, também presentes em alguns colégios brasileiros, são um bom caminho para introduzir o ensino de programação. Uma das vantagens, na visão da especialista, é que esses programas podem ser utilizados por professores de qualquer área, mediante um treinamento simples:

– O ideal é que o uso dessas ferramentas fosse incorporado pelas disciplinas, não ficar restrito às aulas de informática. Até o professor de arte poderia usá-las.

Por que programar?

BENEFÍCIOS

- Ajuda o aluno a pensar de maneira lógica, ao ser obrigado a dominar a linguagem necessária para transmitir comandos às máquinas;

- Impacto positivo no aprendizado em geral, especialmente em disciplinas exatas;

- Estímulo ao aprendizado de inglês, ao aplicar comandos e procurar mais informações sobre as linguagens utilizadas;

- O domínio da linguagem de programação abre portas para um mercado de trabalho em expansão dentro de fora do país;

- Aumento da atratividade exercida pela escola ao oferecer uma atividade que combina características lúdicas e tecnológicas;

- Oportunidade para desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.

DESAFIOS PARA INCLUSÃO NA ESCOLA

- Superar o conceito atual das aulas de informática em que os computadores são usados para ensinar o uso de programas já prontos, ou como ferramenta para disciplinas tradicionais – e não para o ensino de programação;

- Equipar todas as escolas com um número suficiente de computadores e acesso à internet;

- Capacitar um número suficiente de professores para orientar as aulas.


Quando computação e inglês ficam lado a lado

Um colégio de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, revela um exemplo de como o ensino de linguagens de computador pode ser incorporado ao currículo escolar. Há dois anos, os professores de informática e inglês dividem a mesma sala de aula: enquanto o primeiro ensina os alunos a construírem uma página da internet, o segundo aproveita a oportunidade para reforçar o conhecimento sobre o idioma estrangeiro.

Na quarta-feira passada, na terceira aula do ano, a turma da 8ª série da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) já conseguia criar páginas com texto, foto e cor de fundo utilizando comandos de HTML e CSS (linguagens destinadas a desenvolver sites). Ao digitar comandos específicos no computador, alteravam o tamanho do texto, o tipo de letra utilizado, e escolhiam uma imagem para ilustrar o trabalho.

– Os alunos ficam muito motivados porque podem incrementar seus próprios blogs – comenta o professor de tecnologia da informação Nilson José Reiter, que é formado em Letras com especialização em Informática na Educação.

Os códigos que dão forma e conteúdo aos seus projetos são baseados no inglês – o comando para indicar o título da página, por exemplo, é “title”. Além disso, muitas vezes os estudantes utilizam materiais de consulta que também são escritos nesse idioma. Por isso, a professora Daniele Bolzan divide o espaço do laboratório de informática. Os alunos gostam da iniciativa.

– Acho muito legal aprender computação porque posso mexer no meu blog – conta a aluna Júlia Stelzer, 13 anos.


PERGUNTAS E RESPOSTAS

Tire dúvidas sobre a aplicação prática do ensino de computação nas escolas: Com que idade a criança pode começar a aprender programação?
Depende do interesse e do desenvolvimento de cada criança. Países como a Estônia estabeleceram o ensino formal a partir dos sete anos.

A escola do meu filho não ensina programação, embora ele tenha interesse. O que ele pode fazer?
Se for criança, pode começar a se familiarizar com a lógica da computação por meio dos softwares de criação, citados no quadro desta página (ao lado) e que podem ser baixados da internet de graça. Se for adolescente, pode escolher uma linguagem que esteja mais de acordo com o interesse dele (confira algumas das mais comuns no mesmo quadro) e fazer um curso em uma escola de computação. O preço varia. Pode custar cerca de R$ 300 ou mais de R$ 3 mil, por exemplo.

A ideia da campanha americana é que todo aluno vire programador?
Não. Para virar programador é preciso um curso de longa duração. Para isso, há opções até no Ensino Superior. A intenção é ensinar noções básicas para que o estudante consiga realizar tarefas simples e, caso se interesse, continue estudando e siga carreira.


ENTREVISTA. “Equiparar programação a ler e escrever não é bom”

Jeff Atwood/Programador e blogueiro



Criador do site de perguntas e respostas Stack Overflow, Jeff Atwood é uma das principais vozes nos EUA contrárias à visão de que aprender a programar computadores será tão importante quanto saber ler e escrever. Em entrevista concedida por e-mail, ele sustenta que é importante saber como a internet funciona, mas não transformar estudantes em programadores:

Zero Hora – O que o senhor acha da ideia de ensinar codificação para crianças e adolescentes nas escolas?

Jeff Atwood – É importante ser apresentado aos códigos, especialmente, à internet e a como usá-la adequadamente e com segurança.

ZH – O senhor já se manifestou contra o ensino da programação de computadores nas escolas. Não é importante saber pelo menos o básico sobre isso, já que os computadores estão por toda a parte?

Atwood – Ser apresentado à codificação é bom. Mas equiparar o aprendizado de programação a ler e a escrever não é bom. Nem todo mundo precisa ser um encanador, ou um mecânico de automóveis. As pessoas precisam apenas saber como a água chega na casa delas, e ter noções básicas de como resolver problemas mecânicos quando o carro pifa.

ZH – Na sua opinião, o que motiva iniciativas como a da campanha Code.org?

Atwood – Os geeks (fãs de tecnologia) estão conquistando o mundo! Mas o objetivo final de qualquer programador é fazer o seu trabalho tão bem a ponto de que outras pessoas não precisem escrever códigos para resolver os seus problemas, ou produzir trabalhos artísticos, escrever textos ou gerenciar os seus negócios.



ENTREVISTA - “Vivemos em ambientes altamente programados”

Douglas Rushkoff/Especialista em tecnologia digital



O americano Douglas Rushkoff, 52 anos, é professor, escritor e comentarista de tecnologia e comunicação da rede CNN. Como participante da campanha Code.org, ele também defende o ensino dos códigos de computador nas escolas. Confira trechos da entrevista concedida por e-mail:

Zero Hora – Qual a ideia central por trás do título de seu livro Programe ou Seja Programado?

Douglas Rushkoff – Se você não sabe como usar a tecnologia digital, é provável que seja usado por ela ou pelas empresas por trás dela. Vivemos em ambientes altamente programados. Trabalhamos e socializamos em plataformas digitais, que são programadas por pessoas, incluem interesses. Você pode ser um consumidor passivo de tecnologias que outras pessoas criam, ou se transformar em um criador.

ZH – Ensinar programação nas escolas de países em desenvolvimentos é viável?

Rushkoff – Não só é viável, mas está acontecendo. Um número muito significativo de usuários da Codecademy (site que oferece cursos online de programação) é de países de fora dos Estados Unidos. O Brasil forma uma enorme comunidade de usuários, e muitos dos cursos estão traduzidos para o português.

ZH – Qual os principais benefícios que o ensino de programação na educação básica pode trazer?

Rushkoff – Pessoas que queiram um emprego ou as habilidades necessárias para começar o seu próprio negócio vão se beneficiar muito por saber programação. É quase como perguntar “quais serão os benefícios de ensinar os alunos a ler e a escrever?”. No início da era da imprensa, pode ter parecido tolice aprender a ler. Mas acabou se tornando bastante útil.



EDITORA DE EDUCAÇÃO | Ângela Ravazzolo

Um duplo desafio

Acampanha deflagrada nos Estados Unidos para que os estudantes aprendam, dentro da escola, linguagens de programação é uma iniciativa interessante e ao mesmo tempo provocadora. Implantar a alfabetização digital nos colégios significa acompanhar um cenário global em que dominar as novas tecnologias pode garantir, além de um bom emprego, a autonomia do estudante diante da máquina e o desenvolvimento de um raciocínio específico.

Mas essa boa proposta, quando pensada para as salas de aula do Brasil, desencadeia um duplo desafio para a educação do país. Vale sim encarar essas provocações contemporâneas, mas é fundamental também resolver velhas e persistentes dificuldades. Relatório divulgado no início do mês pelo movimento Todos pela Educação apresentou números assustadores, entre eles o de que apenas 10,3% dos estudantes que terminaram o Ensino Médio em 2011 obtiveram nota considerada adequada em matemática.

A sociedade brasileira, se pretende seguir qualificando o aprendizado, terá de olhar para frente e para trás ao mesmo tempo. Não podemos desprezar o novo e o desconhecido, tampouco esquecer o antigo dever de casa. Será válido aprender programação, mas sem deixar de lado a tabuada.




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