EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sexta-feira, 8 de março de 2013

O RS REPROVADO

ZERO HORA 08 de março de 2013 | N° 17365

EDITORIAIS

O Estado reprovado

Mesmo que não existam surpresas nos dados relativos à educação no Rio Grande do Sul, no relatório De Olho nas Metas, é forte o abalo que o estudo provoca na autoestima dos gaúchos. O documento, elaborado pelo movimento Todos pela Educação, apresenta o Estado numa situação lamentável no contexto da já precária educação básica brasileira. O levantamento confirma com números a suspeita de que o Rio Grande vem perdendo posições não só em questões econômicas, mas também no que se refere ao conhecimento. É constrangedora a informação contida no relatório de que o índice de atendimento escolar a crianças de quatro a cinco anos só não é pior do que o registrado em Rondônia. O setor público sonega acolhimento a crianças que, em outras unidades da federação, enfrentam menos dificuldades de acesso à pré-escola.

Fica exposta a face primitiva de um Estado relapso com a educação infantil, com níveis de atendimento, nessa faixa etária, comparáveis aos de nações miseráveis. É mistificadora a alegação de que a educação pré-escolar tem deficiências no Rio Grande por questões culturais. O que ocorre é que há décadas os governos são negligentes, nas esferas estadual e municipal. Esse dado, no entanto, é apenas o mais vexatório no contexto geral. Considerando o contingente de crianças e adolescentes de quatro a 17 anos, que deveriam estar estudando, o relatório denuncia que 226 mil deles não frequentam a escola. São pessoas sumariamente afastadas das possibilidades de ascensão social pela incúria do Estado e dos municípios, com a omissão federal.

Não há como admitir que, num ambiente econômico multiplicador de oportunidades, exatamente o ensino esteja em descompasso com outras áreas. Pelo descaso com a infância, o desafio gaúcho, como comprova o estudo, é maior do que o de outros Estados. Continuar negando atendimento às crianças, sob quaisquer argumentos, é desrespeitar a Constituição, ratificar o atraso e admitir que a educação não se apresenta como prioridade.

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