VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Colégio de Caxias dá bom exemplo contra bullying
Uma ação simples desenvolvida na Escola Municipal Ruben Bento Alves, em Caxias do Sul, conseguiu praticamente zerar casos de bullying e de violência no colégio. Há quatro anos, o professor Adilson Martins Correa, 48 anos, tem a tarefa de monitorar os estudantes em busca de atitudes que possam caracterizar violência.
Oeducador foi convidado pela Secretaria Municipal da Educação a desenvolver o trabalho porque o espaço registrava grande índice de violência. Na entrada e na saída de alunos, no recreio ou em atividades em grupo, ele está lá. Com o tempo, conquistou a confiança das crianças, requisito para combater o bullying e outras formas de violência. Correa percebe qual aluno deve ser acompanhado e avalia se os pais precisam ser chamados. O docente não espera que os alunos peçam ajuda.
Além da observação, o professor desenvolveu técnicas para inibir o ingresso de armas na escola. Ao suspeitar que algum estudante traz arma junto ao corpo, por exemplo, a medida não é revistá-lo – ação que poderia expor o jovem caso a suspeita não se confirmasse. Prefere dar um abraço ou trocar cumprimentos.
Além da redução da violência, o trabalho faz com que as crianças tenham mais confiança na escola e, por conta própria, peçam ajuda quando se sentem ameaçadas.
PIONEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário