EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

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segunda-feira, 25 de março de 2013

NOTA 10 COM ERROS LEVES DE ORTOGRAFIA

ZERO HORA 24/03/2013

ENTREVISTA

“Pode ter uma nota 10 com leves erros de ortografia”
Vânia Brito Supervisora do Enem/RS


Uma das oito supervisoras do Enem no Estado, a professora Vânia Brito nega ter repassado para os corretores do Enem a orientação de fazer vista grossa aos erros nas redações durante encontro ocorrido em 11 de novembro. Na avaliação dela, as declarações feitas por participantes da reunião seriam decorrentes de má interpretação das discussões. Confira trechos da entrevista concedida, por telefone, a ZH:

Zero Hora – Avaliadores disseram ter recebido instruções para relevar os erros nas redações. Foi repassada essa orientação?

Vânia Brito – Antes de ser supervisora, sou professora, e temos consciência de um trabalho sério. Jamais diríamos para professores de português fazerem vista grossa para aprovar alunos. Todas as orientações que passamos foram dentro do manual. Às vezes, a gente observa que um corretor avaliou com notas baixas uma redação que, no todo, estava bem na estrutura linguística, dentro do tema. Quando eu faço a leitura, posso achar que aquela redação merecia uma nota não tão baixa. Isso se passa aos corretores, não no sentido de pressioná-los a dar notas altas.

ZH –As professoras disseram que a orientação era para não serem rigorosas, e que se fossem poderiam ser excluídas do processo.

Vânia – Nada foi dito nesse sentido. Como o professor é avaliado pelo Cespe diariamente, ele pode ser alinhado se não estiver bem de acordo. Se não se alinhou, vai ter pontuação mais baixa e poderá ser excluído, mas não por dar nota baixa.

ZH – Que instruções podem ter dado margem a essa interpretação de tolerância com os erros?

Vânia – Nunca se falou em tolerância, mas em análise criteriosa da redação como um todo. Pode ter nota 10 com leves erros de ortografia. A norma prevê que, se é uma ótima redação, pode ter algum errinho.

ZH – Ser menos exigente?

Vânia – Não ser menos exigente, ser correto, dentro das competências que temos de analisar.

ZH – Por que a senhora acha que houve essa polêmica com as participantes da reunião?

Vânia – Talvez não tenha ficado bem clara alguma coisa. A professora coloca que os corretores não precisavam apresentar titulação. Essa é a maior discrepância. Porque todo avaliador tem que ter titulação. O Cespe não recebe quem não tem habilitação. Só por isso aí se vê quanta coisa está falha nessas declarações. Como foi anônimo, não se pode nem saber se foram realmente corretoras.

ZH – As coordenadoras teriam dito que também não concordavam com as orientações.

Vânia – De forma alguma. Não estaríamos lá se não concordássemos.

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