EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

SINFONIA DE ESPERANÇA


ZERO HORA 4 de agosto de 2013 | N° 17522

BRUNA SCIREA

A banda mais corajosa da cidade

Incêndio criminoso que destruiu escola em Eldorado do Sul não abalou músicos, que prometem desfilar no 7 de Setembro



Crislaine Martins, 21 anos, é a primeira a chegar aos ensaios. É tarefa dela buscar a chave da sala de aula, alinhar os músicos em fila e entregar-lhes os instrumentos que há mais de duas décadas trazem melodia à Escola Municipal La Hire Guerra, no bairro Sans Souci, em Eldorado do Sul.

Há 13 anos na banda marcial, a jovem conquistou conhecimento e respeito suficientes para assumir a função de regente-mor. Por isso, nas apresentações, ela vai à frente. De bastão em mãos, a maestrina dita o tempo, a velocidade e a ordem aos 40 músicos, com idades entre 13 e 43 anos. Eles a seguem com graça e disciplina.

Ao chegar à escola ontem à tarde, no entanto, já não havia mais porta para abrir, nem instrumentos para distribuir. A sala de aula que abrigava cerca de 60 objetos da banda – entre eles baquetas, cornetas, pratos e liras – não resistiu às chamas de um incêndio criminoso, supostamente provocado por adolescentes na madrugada de segunda-feira.

Ainda assim, Crislaine estava lá. Mesmo que tudo fosse silêncio, havia motivos para a jovem colorir o ambiente com o bastão de fitas azuis e amarelas que trouxera de casa: sua função passara a ser de maestrina da esperança. Tomou para si a missão de fazer com que cada integrante da banda acredite que, na data para a qual tanto ensaiam, o dia 7 de setembro, todos estarão na rua com novos instrumentos.

– Vamos conseguir. Somos unidos, amigos de muito tempo – dizia.

Solidariedade e doações de instrumentos animam alunos

Embora chovesse dentro e fora da escola, não se viu sequer um pingo de abalo entre os músicos. Com as mãos nas cinzas, a garota reunia as teclas do que um dia fora uma lira, seu instrumento preferido. Depois de buscar uma haste de metal, ousou tocar, até encontrou o tom certo.

– Essa nota aqui é a sol, Diego – indicou, sorridente, ao colega.

Se depender do número de ligações solidárias que a escola vem recebendo, a expressão deve permanecer constante na feição da jovem. A coordenadora da banda, Adriana Maciel, logo chegou com o alento. Pelas suas contas, sete pessoas já haviam telefonado, oferecendo instrumentos musicais.

– Vamos fazer do limão a limonada. A nossa banda vai para a rua, meus amores – sentenciou a diretora da escola, Fabiana Rodrigues.

– Vai ter que ir – emendou a regente.


“Sans Souci é uma família”, diz costureira

A polícia deve ouvir hoje os quatro adolescentes suspeitos do ataque, além dos seus pais.

– Estamos levantando todos os dados. Pelo que temos até agora, pretendo solicitar a internação dos quatro – diz o delegado Alencar Carraro.

A prefeitura mantém, de maneira emergencial, vigilância durante 24 horas na escola. As aulas serão retomadas nos próximos dias, em turnos reduzidos, na parte não atingida da escola e no salão paroquial.

Até o fim da semana, a orquestra desafinada de marteladas que põem ao chão o que sobrou do telhado será substituída pelo som do recomeço. As 10 salas atingidas devem ser reconstruídas nos próximos 45 dias, garante o prefeito Sérgio Munhoz.

Enquanto isso, a comunidade tenta ajudar a banda que não quer se calar. A costureira voluntária Almeri Ramos Leal, 70 anos, trabalha com ainda mais vigor para aprontar os uniformes para o desfile cívico. Por sorte, ela atrasou-se na entrega. Na hora do fogo, as peças ainda estavam à beira de sua máquina, à espera de um último arremate.

Moradora do bairro há 40 anos, ela resume o espírito da comunidade. Seus três filhos se formaram na instituição – um deles tocava tarol. Agora, espera pela volta da banda, símbolo da reconstrução da escola:

– Vou chorar, porque sou muito chorona. A nossa Sans Souci (comunidade) é uma família – comenta.


ZERO HORA N° 17522 DO LEITOR. Vandalismo

Fiquei estarrecido com a notícia e as fotos da escola incendiada pelos jovens vândalos de Eldorado do Sul. No meu entender, os pais desses jovens deveriam ser chamados a responder por esse vandalismo, juntamente com seus filhos. Se não com dinheiro ou bens, com o seu trabalho. Aliás, esses moços já são grandinhos o suficiente para pegarem no batente e ajudarem na reparação do dano que causaram.

Paulo Alfredo Borges Lucena, Contador – Porto Alegre

O incêndio criminoso da escola de Eldorado do Sul, por quatro desajustados sociais, é o retrato exato do estado doentio da sociedade brasileira. “Apreendidos” no local do sinistro, confessam a autoria e são liberados no mesmo dia. Pior que isso, só as explicações das “sociólogas de plantão”, segundo as quais os jovens estão dizendo: esta escola não nos representa. Tenham a santa paciência.

Vanderlei Gonçalves, Militar – Porto Alegre






Nenhum comentário:

Postar um comentário