EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sábado, 24 de agosto de 2013

QUADRO BLINDADO

ZERO HORA 24 de agosto de 2013 | N° 17532


INFORME ESPECIAL | TULIO MILMAN


Múltipla escolha

Pequena notícia de jornal: nos Estados Unidos, uma universidade comprou quadros brancos, desses usados pelos professores em aula, com uma característica peculiar: eles são à prova de balas.

Fiquei intrigado. De que adianta quadros à prova de balas se os alunos atiram uns nos outros e não em direção às paredes? É que os equipamentos são móveis. Basta retirá-los de onde estiverem, se esconder atrás deles e esperar que o tiroteio acabe.

Genial.

Detectores de metal, câmeras de vigilância. Nada disso é suficiente. Agora, o professor precisa de um escudo.

Versatilidade.

Já era assim antigamente: quem tem mais de 35 lembra dos famosos casacos reversíveis inventados por uma marca gaúcha. É a mesma tecnologia, aplicada aos suportes físicos da educação.

Imagino a sala de aula daqui a alguns anos: o professor atrás de um vidro blindado, os alunos com capacetes e coletes à prova de balas.

O quadro-negro, ou branco hoje em dia, era uma plataforma para compartilhar conhecimento. Uma espécie de iPadão. Virou ferramenta de defesa pessoal.

Em breve, giz que se transforma em gás de efeito moral e cadeiras autoejetáveis, para necessidade de fugas rápidas.

Favor não esquecer de abrir o teto antes de apertar o botão.

O futuro é logo ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário