EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A ESCOLA AGREDIDA



ZERO HORA 14 de agosto de 2013 | N° 17522

EDITORIAIS


Especialistas ouvidos a respeito do episódio em que um grupo de adolescentes colocou fogo na escola, em Guaíba, são quase unânimes em considerar a atitude dos jovens mais como um pedido de ajuda ou como um gesto de contestação à instituição do que propriamente como uma ação delituosa. É também essa a interpretação da lei. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, os autores da depredação podem, no máximo, receber como punição uma medida socioeducativa que vai da prestação de serviços à internação, a critério do Juizado da Infância e da Juventude.

Parece pouco, considerado o dano causado. O incêndio provocado pelos jovens destruiu salas de aula, inclusive uma destinada a alunos com necessidades especiais, e inutilizou os instrumentos da banda escolar, formada por cerca de 40 meninos e meninas que se preparavam para o desfile de 7 de Setembro. Os garotos que assumiram a autoria do vandalismo alegaram que tinham bebido e que queriam quebrar as instalações da escola para não ter aula no dia seguinte.

Diante de tamanha insensatez, é natural que muitas pessoas queiram uma punição rigorosa e exemplar para os infratores. Porém, se não cabe ser excessivamente tolerante, até mesmo porque a impunidade acaba servindo de estímulo para outros jovens, também não se pode tratar adolescentes como delinquentes irrecuperáveis. Entre a permissividade e a insensibilidade, certamente a Justiça encontrará uma alternativa apropriada para o caso. Uma boa lição de cidadania seria fazer com que os garotos voltem a cumprir seus deveres de estudantes num turno e trabalhem pela recuperação da escola no outro.

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