EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ATOS PELA EDUCAÇÃO

ZERO HORA 16 de agosto de 2013 | N° 17524

NAS RUAS. Atos na Capital pedem melhorias na educação

Grupo protestou contra o Ensino Médio Politécnico e o piso de professores



Dois protestos realizados ontem em Porto Alegre pediram melhorias no sistema educacional gaúcho. Pela manhã, os manifestantes partiram em caminhada até o Palácio Piratini e depois seguiram para a prefeitura. À tarde, o grupo se reuniu em frente ao Colégio Protásio Alves, na Avenida Ipiranga.

Comandado pelo Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato) e pelo Bloco de Luta, o protesto ocorrido pela manhã partiu do Colégio Júlio de Castilhos e tomou ruas do Centro. Em frente ao Palácio Piratini, pedindo melhorias na educação e passe livre para estudantes, os líderes tentaram, sem sucesso, uma audiência com o governador Tarso Genro. A manifestação prosseguiu, com os discursos de representantes da marcha. O ato chegou a provocar transtornos no trânsito.

Em torno das 12h30min, os manifestantes começaram a se deslocar em direção à prefeitura. No Paço Municipal, cobraram o encaminhamento da proposta de passe livre para votação na Câmara de Vereadores.

À tarde, em frente ao Colégio Protásio Alves, na Ipiranga, os manifestantes demonstraram – com cartazes e gritos de guerra – sua insatisfação com o Ensino Médio Politécnico, com o piso salarial dos professores e com o valor das passagens de ônibus. O grupo fechou a Ipiranga e permaneceu alguns minutos em frente ao prédio de Zero Hora.

– Temos aula sobre Copa do Mundo em vez de matérias importantes. Não sei como vou conseguir fazer o Exame Nacional do Ensino Médio nessas condições – lamentou a aluna do primeiro ano Tamires Garcia, 16 anos.

A professora Kátia Martini diz que a situação das escolas estaduais é “cruel”.

– O pior é ver a estrutura onde eles (alunos) estudam – reclama Kátia.





NA RUA DE CANOAS, ESTUDANTES DANÇAM PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Cerca de 2 mil crianças e jovens do Ensino Fundamental da rede pública “acordaram” Canoas na segunda-feira passada. Estudantes de sete a 14 anos realizaram um espetáculo artístico urbano em prol da educação na cidade.

– Celebramos com música, canto e dança as boas práticas das escolas públicas. Foi uma ação de exercício de cidadania por meio da arte e da educação – destacou Rubiélson Medeiros, fundador da ONG Canta Brasil, uma das instituições idealizadoras da ação.

Batizada de Canoas Cidade do Mundo, a intervenção artística teve duração de oito minutos e estava sendo ensaiada desde abril. Contou com a participação de 42 escolas públicas. A ação, com jeito de flash mob, teve letra e música próprias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário