EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

SÍMBOLO DESTRUÍDO

ZERO HORA 13 de agosto de 2013 | N° 17521

ENTREVISTA | ÂNGELA RAVAZZOLO


Quem percorre ruas e avenidas de Porto Alegre, ou de outras tantas cidades do país, depara regularmente com pichações, monumentos quebrados, lixo espalhado, paradas de ônibus destruídas. O vandalismo e o desrespeito pelo patrimônio público não são assuntos novos no Brasil.

Mas, quando esse tipo de violência ocorre dentro de uma escola, o choque tende a ser maior. Ou pelo menos deveria ser. A sala de aula pode ser o lugar ideal para abrigar o que a sociedade tem de melhor: a vontade de aprender e crescer, aproveitando de forma saudável as diferenças e ainda todos os embates e contradições que o aprendizado pode despertar.

Ainda que as salas de aula do século 21 venham exigindo um novo olhar de educadores, para atender um jovem inquieto e que exige novos métodos pedagógicos, o incêndio que aconteceu em Eldorado do Sul desestabiliza porque nos coloca diante de uma constatação assustadora: um espaço sagrado foi demolido por aqueles que mais precisam dele.

Embora os autores da destruição formem um grupo pequeno, este ato isolado terminou por atingir um grupo maior e valores fundamentais. E o prejuízo não fica apenas nos dias de aula perdidos ou nos custos financeiros da reforma, mas especialmente atinge um símbolo. A recuperação material dos prédios é urgente, mas é preciso que essa reconstrução inclua também a relação da comunidade com a sua escola, que é também o seu maior patrimônio.

Editroa de Educação

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