EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sábado, 15 de outubro de 2011

SER PROFESSOR

Carlos Alexandre Netto, Reitor da UFRGS - ZERO HORA, 15/10/2011

Ensinar é uma das mais antigas e nobres ocupações humanas. Os primeiros mestres certamente foram os sumérios, que inventaram a escrita há mais de 5 mil anos; os escribas do Egito antigo dominavam a escrita e criaram uma elite poderosa. Hoje, o professor democratiza o acesso ao conhecimento e contribui, decisivamente, para a constituição da cidadania.

Há uma consciência pública de que educação, ciência e tecnologia são pilares para o desenvolvimento. O Brasil, país de contrastes e contradições, ostenta a oitava economia do mundo, é um dos 15 mais importantes produtores de conhecimento científico e vive um momento de expansão do Ensino Superior, porém o nível da educação básica deixa a desejar. Há problemas estruturais e a segregação da responsabilidade pelos distintos níveis de ensino dificulta sobremaneira a definição das urgentes políticas públicas.

O professor é um sujeito especial no processo educacional. Do letramento à formação em pós-graduação, da aquisição de conceitos fundamentais ao domínio de complexas habilidades cognitivo-motoras, existe a ação primordial daqueles que ensinam, orientam e avaliam. Ao conduzir os estudantes pela descoberta dos mistérios e fascínios da experiência humana, o professor inspira sonhos e cultiva talentos. Ensina pelo discurso e pelo exemplo, pelo afeto e pelo conteúdo.

Alguns pensam que, na era da informação acessível a um ou dois cliques em computadores, fixos ou portáteis, e até mesmo celulares, o professor começa a ser dispensável. Ledo engano, pois informação não é conhecimento. Navegar pelos intrincados nodos da rede mundial de computadores e discernir o que é confiável e fidedigno, num sistema que aceita contribuições sem qualquer tipo de averiguação ou avaliação, exige boas práticas e tutoria que os mestres experientes podem oferecer. Aliás, empregar de forma adequada as revolucionárias tecnologias de informação e comunicação é tarefa do professor no século 21.

Os cidadãos constituem a grande riqueza dos países no milênio da economia do conhecimento. Mais do que a abundância dos recursos naturais ou a extensão territorial, as potências econômicas são baseadas na capacidade de trabalho e da agregação de valor, ou seja, dependem do nível educacional da população. O Brasil tem aí um magnífico desafio a enfrentar e o professor é peça-chave para toda e qualquer solução. Reconhecimento social, condições de trabalho adequadas, salário justo, e educação continuada são fatores desta equação. Motivação, empenho e dedicação não faltam a esses profissionais. Parabéns aos professores, mestres e artífices do presente e do futuro que o Brasil merece e pode conquistar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário