EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

LONGE DA EXCELÊNCIA UNIVERSITÁRIA

LONGE DA EXCELÊNCIA - EDITORIAL ZERO HORA 07/10/2011


A Universidade de São Paulo (USP) é a única instituição de Ensino Superior do país a integrar a lista das 200 melhores do mundo, de acordo com ranking divulgado pela revista semanal britânica Times Higher Education. Mas está na 178ª posição. Embora o Ensino Superior brasileiro venha se qualificando nos últimos anos, em decorrência da melhor formação dos professores e de investimentos públicos, o país ainda está a anos-luz da excelência desejada. Por isso, precisa reagir logo para encurtar essa distância.

O estudo, no qual a Universidade de Campinas (Unicamp) perdeu posição, caindo do 248º lugar para o 286º, é baseado em critérios objetivos, como relação professor/aluno, percentual de doutores, internacionalização (número de professores e alunos estrangeiros), pesquisa e citações. Profissionais qualificados constituem-se num pressuposto para levar uma instituição a figurar no topo da elite acadêmica. Mas uma universidade só alcança projeção internacional se investir também em pesquisa, produzindo conhecimento relevante para o mundo. Essa é uma área que depende de opção clara por parte dos gestores, mas também de recursos em volume suficiente, o que ainda está longe de se constituir na realidade do país.

Em outro estudo, o QS World University Rankings 2011, também britânico, a USP ocupa igualmente o primeiro lugar quando são avaliadas apenas instituições latinas. Na lista das cem melhores da América Latina, aparecem também cinco universidades gaúchas, com destaque para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Um dos aspectos avaliados nesse caso também é a produção científica, para a qual as universidades precisam dedicar atenção especial se quiserem maior destaque.

Ao encurtarem as distâncias, os avanços nas áreas de comunicação e de transporte acirraram também a competição entre instituições de nível superior. O país precisa ficar atento a essa disputa para firmar o espaço a que tem direito no mundo acadêmico.

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