EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A POLÊMICA DO ENEM

EDITORIAL ZERO HORA 31/10/2011


Ovazamento de questões do Enem para alunos de uma escola do Ceará poderia ser recebido como um problema pontual e pouco significativo numa prova de proporções gigantescas, que foi aplicada em todos os Estados da federação. Embora o incidente não deva ser minimizado, pois até o ministro da Educação acusa a escola e alguns de seus professores de envolvimento na fraude, é importante destacar que 4 milhões de estudantes realizaram os exames dentro da mais absoluta normalidade. Por isso, soam desproporcionais as manifestações contrárias ao Enem que começaram a pipocar em todo o país na última sexta-feira, a maioria delas resultante de convocação pelas redes sociais. O exame de avaliação do Ensino Médio é uma ferramenta moderna, necessária e útil, tanto para qualificar a educação neste nível quanto para democratizar o acesso às universidades públicas. O que cabe é o seu aperfeiçoamento – e não a sua extinção.

Também chama a atenção, no rastro do novo episódio, o mau uso da internet e das redes sociais por pessoas descomprometidas com os princípios éticos da educação. De forma absolutamente discriminatória e xenófoba, vários internautas postaram xingamentos e piadinhas sobre os nordestinos, mas especificamente sobre os cearenses, com verdadeiras agressões a alunos da escola referida, como se eles fossem os responsáveis pelo problema.

Por fim, há o oportunismo político. Com um histórico de problemas, o Enem é sempre uma oportunidade para quem torce pelo fracasso do governo de plantão, mesmo que essa torcida do contra sirva para sepultar uma boa ideia. E parece haver, também, um boicote, pois a cada ano, por mais que o governo se previna, sempre aparece alguém para burlar a vigilância e levar o exame ao descrédito.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Não acho que deve ser aperfeiçoado. Deveria ser extinto. O Brasil, além da condição de república federativa prevista na constituição, é um país grande demais para centralizar serviços e decisões. Está na hora dos Poderes da União deixarem de lado a vontade totalitária para delegar aos Estados serviços e decisões. Temos uma justiça morosa centralizada nas cortes supremas; temos um Congresso que legisla casos simples e de interesse federativo; e temos o Executivo da União que centraliza a maior parte dos impostos e serviços, sucateando e enfraquecendo Estados e Municípios.

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