EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

FALHA NO ENEM

EDITORIAL ZERO HORA 28/10/2011


Quando o Ministério da Educação (MEC) já comemorava o sucesso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que reuniu mais de 4 milhões de estudantes no último final de semana, surgiu a suspeita de vazamento de questões da prova numa escola de Fortaleza (Ceará). O problema, em investigação pelo MEC e pela Polícia Federal, envolve 639 estudantes que terão de refazer o teste.

A suposição é de que algumas das 180 questões do Enem – composto ainda pela Redação –, já tivessem sido usadas num simulado organizado pelo MEC em outubro do ano passado no colégio cearense para testar a eficácia do exame, como é de praxe antes da formulação final da prova nacional.

Já não é a primeira vez que o exame criado em 1998 enfrenta percalços. Em 2009, quando de sua reformulação, ele teve de ser reaplicado em todo o país por causa de vazamento dos cadernos de provas. No ano passado, parte dos alunos foi obrigada a retornar à sala de aula para novos testes por erros em algumas questões.

É lamentável que tenham ocorrido esses fatos, mas eles não podem servir de pretexto para desmerecer o esforço do governo federal em promover uma avaliação séria, consequente e necessária do Ensino Médio no país, responsável também por democratizar o acesso às universidades – estima-se que ele servirá para selecionar ao menos 260 mil vagas ao Ensino Superior.

A falha verificada nesta última edição é pequena, se considerada a dimensão do exame, e não pode ser argumento para exageros como a anulação de todo o concurso, como chegou a pedir o Ministério Público Federal do Ceará. Deve, sim, contribuir para que o Ministério da Educação reveja e aprimore os mecanismos de sua confecção e garanta sua lisura e eficácia.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Não consigo entender os programas, projetos e ações governamentais que tentam centralizar tudo num lugar num país federativo e extenso com o Brasil? Justamente, por ser extenso e federativo que estes programas, projetos e ações deveriam ser descentralizados pela burocracia desenvolvida e pela dificuldade de controle e aplicação. As provas desta inoperância podem ser vista na Educação e na Justiça.

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