EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

FINANCIAMENTO DO ENSINO TÉCNICO

EDITORIAL CORREIO DO POVO, 20/10/2011


A educação brasileira passa por uma crise de identidade, principalmente, o ensino médio. O resultado disso pode ser visualizado no ranking escolar elaborado pela Organização das Nações Unidas, no qual o Brasil aparece apenas em 88 lugar, atrás de muitos países de menor porte econômico, entre eles, os vizinhos do Mercosul, Paraguai, Uruguai e Argentina.

O que se acaba verificando no sistema educacional do país é que os adolescentes nem aprendem conteúdos básicos, como fundamentos de linguagem, matemática, física, biologia, história e outros pontos programáticos, nem recebem uma preparação adequada para conseguir uma colocação adequada no mercado de trabalho. Com isso, resta-lhes ocupar ofícios que exigem menor qualificação e, dessa forma, veem-se recebendo salários aviltados e insuficientes.

Para tentar melhorar essa realidade, o governo federal terá agora os mecanismos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o qual vai disponibilizar bolsas de estudos e financiamentos para atividades de capacitação profissional, entre elas, cursos. A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e, tudo indica, deverá receber a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Segundo o texto da norma emanada do Congresso Nacional, as verbas serão direcionadas prioritariamente para alunos carentes, com foco nos estudantes das escolas públicas e bolsistas integrais de instituições particulares de ensino. Trabalhadores inscritos em programas sociais e os que já estão há muito tempo sem colocação formal também terão direito aos recursos. Os estados com déficit escolar serão contemplados.

Programas e projetos que visem melhorar o aprendizado no país são urgentes. Gerar emprego e renda, com melhor formação dos candidatos a vagas, é papel afeito ao poder público.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Neste blog consta a minha defesa em busca de uma educação multidisciplinar onde o ensino técnico tem um papel substancial na preparação do futuro cidadão brasileiro. Não dá mais para tolerar uma educação focada apenas no conhecimento, deixando os jovens embretados, desmotivados, estressados e sem capacidade de enfrentar o mercado de trabalho e sobreviver em sociedade. A educação precisa integrar conhecimentos e técnicas que possam preparar o aluno na busca de autonomia pessoal e financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário