EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sábado, 27 de agosto de 2011

INSEGURANÇA - TIROTEIO RETÊM ALUNOS EM ESCOLA

PORTO ALEGRE - Tiroteios retêm alunos em escola da Capital. Disputas entre traficantes apavoram moradores do bairro Bom Jesus - CAROLINA ROCHA E EDUARDO TORRES - ZERO HORA 27/08/2011

Eram 11h de ontem quando o telefone da Escola Estadual Coelho Neto, no bairro Bom Jesus, na zona leste da Capital, começou a tocar sem parar. Pais e mães, apavorados pelo tiroteio que ocorria nas vielas próximas ao colégio, buscavam informações. Durante cerca de 20 minutos, crianças ficaram presas na escola para não serem novas vítimas de uma guerra que, há pelo menos um mês, tornou-as reféns.

Só na Coelho Neto, pelo menos 30 crianças estão afastadas das aulas há alguns dias.

Todas são parentes ou vizinhas de envolvidos no conflito aberto pelo comando do tráfico, ali e em regiões, até então dominadas pelos chamados Bala na Cara. As aulas de sábado pela manhã já foram suspensas, assim como o projeto Escola Aberta.

– Nosso desafio é fazer da escola um lugar seguro para as crianças. Pelo menos aqui, porque nas casas não está seguro – lamenta a diretora, Patrícia Andriola da Silva.

Brigada Militar não descarta força-tarefa

Quem não tem nada a ver com a criminalidade fica com medo. E qualquer brincadeira que seria natural na infância, aos poucos, desaparece. Em vez de um jogo de bola, quando as crianças saíam da aula na tarde de quinta-feira, encontraram barreiras policiais. Era a resposta policial ao incêndio criminoso da manhã anterior, que por pouco não dizimou uma família inteira.

Quatro homens chegaram a ser presos. Mas foi só anoitecer, e o controle saiu das mãos dos policiais e voltou aos bandidos. Voltaram as mortes, tiros e o medo.

Responsável interinamente pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), o tenente-coronel Paulo Moacyr Stocker mostrou-se irritado ao saber que crianças estariam faltando à escola devido à guerra do tráfico:

– Não tenho conhecimento sobre isso, vamos checar. Não vai ser por falta de segurança que qualquer criança vai ficar fora de aula.

Conforme o militar, a Bom Jesus é “uma das prioridades” da Brigada Militar e, constantemente, abordagens têm sido feitas na região. O comandante do CPC não descartou a criação de uma força-tarefa, com membros de outros batalhões, para fazer uma grande ação no bairro.

– Estamos trabalhando sobre este problema, com o setor de inteligência e com ações de patrulhamento. Mas quem quer fazer uma ação dessas, não faz na frente da polícia – disse o comandante do CPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário