EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

ATAQUE DE VÂNDALOS DEIXA CRIANÇAS SEM AULAS

Crianças ficam sem aulas após ataque de vândalos. Quase nada sobrou de escola improvisada em uma igreja em Eldorado do Sul - EDUARDO TORRES - ZERO HORA 09/08/2011

As 120 crianças da Escola Estadual Sergipe, na comunidade de Bom Retiro, na zona rural de Eldorado do Sul, não puderam ter aula, ontem, nem sabem quando voltarão à escola. O motivo foi o ataque de vândalos, que incendiaram as instalações já precárias no salão da igreja local.

Oincêndio criminoso ocorreu na madrugada de domingo, mas, na madrugada de ontem, os invasores voltaram ao local e espalharam pratos e utensílios de cozinha pelo descampado ao lado da igreja.

Anita da Silva Santos, 10 anos, do quinto ano do Ensino Fundamental quase não acreditava no que via, na manhã de ontem.

– Queimaram todos os livros novos que a gente tinha ganhado. Como vamos ficar agora? – lamentava.

O incêndio destruiu completamente a biblioteca e a secretaria com todos os arquivos dos mais de 60 anos da instituição, além de parte da sala de aula de Anita.

Ainda não há suspeitos do crime, e a polícia aguarda os resultados da perícia. Há a possibilidade de o fogo ter se alastrado por acidente.

De acordo com o delegado Daniel Ordahi, é provável que a intenção dos invasores fosse cometer mais um furto à escola. No escuro, eles teriam usado velas e as deixado dentro das salas.

– Com o vento, o forro em PVC e a grande quantidade de papel, é possível que o fogo tenha se alastrado rapidamente. Mas, é claro, isso não exime os responsáveis de crime – disse Ordahi.

Neste ano, local já foi alvo de quatro ataques

De acordo com a diretora Claudete Silva de Oliveira, só neste ano foram quatro invasões e, nos últimos dois anos, uma dezena de casos.

A comunidade escolar chegou a pedir mais segurança à Brigada Militar e à 12ª Coordenadoria da Educação.

Anita e os seus colegas não poderão voltar à sala de aula pelo menos até sexta. Uma semana foi o tempo pedido pela 12ª Coordenadoria da Educação para recuperar a estrutura destruída pelo fogo. Ontem, um engenheiro da prefeitura de Eldorado do Sul fazia a avaliação do estrago e a Defesa Civil local já havia se comprometido a ajudar na reconstrução.

Outra alternativa seria organizar o transporte dos 120 alunos para alguma escola de Guaíba. Essa possibilidade será apresentada hoje à Secretaria da Educação.

O vandalismo foi mais uma das dificuldades enfrentadas pelas crianças.Em 2009, o antigo local que abrigava a escola foi condenado. Desde então, salas de aula foram improvisadas no salão da igreja.

A promessa da Secretaria Estadual da Educação é de que em outubro módulos provisórios serão instalados lá. A expectativa é de que a reforma entre no orçamento do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário