EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

INOVAÇÃO NA ESCOLA - EXEMPLOS E INSPIRAÇÃO

INOVAÇÃO NA ESCOLA, EDITORIAL ZERO HORA 08/08/2011


Duas escolas gaúchas oferecem exemplos e inspiração a educadores que não se apegam à desculpa da falta de recursos e, mesmo com carências, investem em ideias criativas. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Borges de Medeiros, de Campo Bom, e o Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim, de General Câmara, venceram a etapa brasileira do Prêmio Microsoft e estão habilitados a participar da final, em Washington, com educandários de outros países. Um aspecto deve ser ressaltado, antes da exaltação dos méritos dos projetos vencedores. As duas escolas são públicas, o setor da educação mais questionado por não acompanhar o ritmo de atualização de instituições privadas, que geralmente dispõem de melhores estruturas.

Os colégios premiados, pela capacidade de iniciativa de professores e alunos, afastam o estigma de que a escola pública será sempre retardatária nas ações que atualizem seus métodos de aprendizagem. Nos dois casos, há uma preocupação com a conexão da escola à realidade dos estudantes. Na Borges de Medeiros, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental criaram uma TV transmitida pela internet. A escola potencializou o uso das ferramentas disponíveis, fazendo com que os estudantes aprendam se divertindo, num meio que eles dominam, via Messenger, blogs e redes sociais. No Instituto Vasconcelos Jardim, o folclore foi abordado em vídeos produzidos por câmeras e celulares, com um detalhe que particulariza a ideia: tudo o que fizeram não valia nota.

Os projetos reconhecidos nacionalmente indicam que a escola pode, sim, ser um ambiente sedutor, se não for imobilizado por métodos pouco atraentes a crianças e adolescentes. Não há como ignorar as novas mídias e as novas tecnologias, que aos poucos frequentam também as instituições públicas, algumas vezes por iniciativa, ainda tímida, dos governos. Os colégios citados devem inspirar outras ações, para que a ousadia cúmplice – de quem ensina e de quem aprende – supere a acomodação.

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