EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quarta-feira, 23 de março de 2011

TROTES SEM SENTIDO

No trajeto que faço a pé até o hospital onde trabalho, fui abordado por novos estudantes universitários, todos com tintas pelo corpo, pedindo dinheiro às pessoas que passavam. Isto sempre me impressionou. Pessoas jovens, cheias de romantismo, todos vitoriosos, pedindo esmolas, algo que é inclusive contrário à orientação que recebemos: “não dar esmolas em sinaleiras”.

Fiquei indignado quando uma menina pintada pediu dinheiro a um funcionário, segurança de uma escola. Ele ficou perplexo. Educadamente não deu.

Quem sabe poderiam pensar em trotes mais educativos, por exemplo, trabalho voluntário em ONGs ligadas aos cursos em que foram aprovados? Outra coisa, quem controla o destino do dinheiro achacado? Confesso que parece algo sem limites das instituições de ensino. Somente aparecem quando algum calouro é agredido, ou ocorre denúncia de aluno maltratado. Acredito que é muito pouco como modelo profissional.

Carlos Zaslavsky - Médico – Porto Alegre - DO LEITOR, ZERO HORA 23/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário