EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

domingo, 20 de março de 2011

EDUCAÇÃO DESCENDO A LADEIRA

Descendo a ladeira - ROSANE DE OLIVEIRA, 20/03/2011

É assustador comparar a evolução histórica dos gastos do Estado com educação e previdência. Pesquisa feita pelo economista Darcy Carvalho dos Santos mostra que, ano a ano, a educação perde espaço.

Considerando-se a despesa total, a educação representava 26,5% entre 1975 e 1978, e a previdência, 13,1%. As duas curvas do gráfico se encontraram entre 1987 e 1990, quando a previdência representou 21,8% da despesa, e a educação, 21,3%.

Com o crescimento dos inativos, de 2007 a 2009, os gastos com educação caíram para 10,5% da despesa, e o pagamento de aposentadorias e pensões consumiu 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário