Este blog mostrará as deficiências, o sucateamento, o descaso, a indisciplina, a ausência de autoridade, os baixos salários, o bullying, a insegurança e a violência que contaminam o ensino, a educação, a cultura, o civismo, a cidadania, a formação, a profissionalização e o futuro do jovem brasileiro.
EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.
quarta-feira, 23 de março de 2011
BULLYING - O QUE FAZER E COMO IDENTIFICAR
SEU FILHO PODE SER VÍTIMA DE BULLYING SE...
- ... com frequência, apresenta desculpas para faltar às aulas ou apresenta sintomas como dores de cabeça, de estômago, diarreia, vômitos e febre, antecedendo o horário de ir à aula
- ... pede para mudar de sala ou de escola ou mostra interesse em abandonar os estudos, sem apresentar motivos convincentes
- ... apresenta desmotivação com os estudos ou dificuldades de concentração e de aprendizagem
- ... regressa da escola irritado ou triste, machucado, com as roupas ou ainda com materiais escolares sujos ou danificados
- ... tem dificuldade de se relacionar com os colegas e de fazer amizades
COMO EVITAR
- Não há um método perfeito. Uma educação em que impera o uso de violência e explosões emocionais, o excesso ou a falta de limites, as atitudes de intolerância, agressividade, preconceito, manipulação e humilhação colabora para a reprodução desses comportamentos.
- Os pais devem comunicar a direção da escola e exigir que tomem providências. Não é recomendado tomar decisões precipitadas nem incentivar o filho a revidar.
- A escola deve desenvolver programas antibullying que envolvam a comunidade escolar, em parceria com segmentos sociais como Conselho Tutelar, Secretaria da Saúde e Secretaria da Segurança.
ZERO HORA 23/03/2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário