EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quarta-feira, 30 de março de 2011

EDUCAÇÃO INTEGRAL

PEDAGOGIA EM DEBATE. Especialistas defendem em SP educação integral - ROSANE TREMEA, SÃO PAULO. A repórter viajou a convite da Fundação Itaú Social - zero hora 30/03/2011

Em encontro com educadores, Itaú e Unicef lançaram 9ª edição de prêmio
Professores e especialistas em educação de todo o país e do Exterior debatem até hoje, em São Paulo, não apenas a escola de tempo integral, mas a educação integral. A diferença no conceito é esclarecida desde a abertura do evento por Maria Alice Coutinho, presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Educação integral, explica ela a um auditório de 670 pessoas, extrapola a ideia de ampliar a jornada escolar, uma necessidade por si só complexa. É pensar a educação de crianças, adolescente e jovens em todos os aspectos (físicos, psíquicos, cognitivos, sociais) e envolvendo toda a comunidade.

Dito isso, caiu como uma luva a fala do palestrante principal do primeiro dia de debates, o professor César Muñoz Jiménez, da Universidad Ramón Llull, de Barcelona, que defende a pedagogia da vida cotidiana, uma união entre o espaço do dia a dia e a reflexão.

São os pequenos atos diários, discursa, que devem ser considerados no processo ensino-aprendizagem.

– Seria bom, mas não dá para ter um filho por dia, uma paixão por dia, uma viagem por dia. Por isso, a paixão tem de estar nas pequenas coisas diárias – filosofa o professor.

A educação, diz Muñoz, é um sério jogo de sedução, paixão e amor. A pedagogia do cotidiano, observa, deve valorizar mais a atitude e o sentimento do que a palavra, num processo contínuo, nunca acabado.

Na sala de aula e fora dela, o professor deve trabalhar “desde” o aluno e não só “com” ele, considerando seus desejos, o que ele quer aprender. Não é uma tarefa fácil, reconhece, já que quando as crianças, os adolescentes, os jovens se põem a participar de verdade e dizer o que querem, há sempre uma reação negativa.

No encerramento dos debates, a Fundação Itaú Social e o Unicef, promotores do seminário, lançaram a 9ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, que estimula experiências de educação integral no país por organizações não-governamentais. O mote do prêmio deste ano é “Experiências que transformam”.

As inscrições vão até 31 de maio, e a avaliação dos projetos será realizada por região. Os finalistas regionais receberão prêmio de R$ 20 mil. Os quatro finalistas regionais, prêmios de R$ 80 mil e o grande vencedor, R$ 180 mil.

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