EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

OLIMPÍADAS: INCENTIVO AO ESPORTES

ZERO HORA 27 de julho de 2012 | N° 17143. ARTIGOS

Roberto Fissmer*

Em momentos de grandes eventos esportivos internacionais, é dada ênfase à prática de atividades físicas diversas pela coletividade. Com farta publicidade, recheada de vigorosos clichês, não faltam vozes que exaltem os benefícios decorrentes de iniciativas voltadas aos exercícios corporais.

A Olimpíada de 2012, em Londres, resgata a história de séculos do culto ao corpo com reflexos positivos para a mente. Força, resistência, destreza, velocidade, persistência, habilidades distintas são algumas das qualidades necessárias aos atletas que buscam superar os seus limites visando a um resultado positivo numa competição. Será que alguém entra numa disputa acirrada de alto nível pensando mesmo no ideal olímpico, que afirma que o importante é competir? Anos de dedicação a um propósito, abdicando de tantos prazeres outros que a vida pode proporcionar, são realmente compensados com um pensamento tão nobre? Terão os atletas chegado a esse elevado estado de espírito? Quem sabe? Escândalos envolvendo doping não estariam traduzindo a escancarada intenção de alguns alcançarem a vitória a qualquer custo? A indisfarçável tristeza de muitos contendores que não chegam ao pódio não estaria a revelar o inverso do que prega o difundido ideal olímpico? São muitos os questionamentos.

Certo mesmo é que os esportes servem a múltiplos propósitos, inclusive eleitorais. Muito discurso e excessiva demagogia fluem em meio a esse tema que desperta tantas emoções. Não há como negar que o ser humano vive uma constante competição, desde a sua concepção no útero materno. Mesmo aqueles que pregam ser possível um outro mundo, nada mais fazem senão competir e querem que as suas teses saiam vitoriosas. Os vencedores são tratados como heróis, celebridades, ganham fama e dinheiro. Os derrotados vão para a ala do esquecimento e, às vezes, são até punidos de formas variadas. Não é demasiado lembrar que bons resultados nessa área dependem de muitos fatores e ninguém chega ao topo sem muita dedicação e pesados investimentos.

A perda dos espaços destinados às práticas desportivas é uma constante e crescente realidade, inclusive nas escolas públicas, embora haja toda uma pregação em defesa dessas atividades – a valorização funciona muito bem no discurso, na prática as teorias são outras. Qual o verdadeiro incentivo governamental dado aos esportes de base em nosso país para que se possam revelar novos talentos em nosso país? Reflitamos!

*Professor

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Na obra "Ordem e Liberdade"(PolOst, 2006) e neste blog defendemos uma política educacional formatada num contexto multidisciplinar integrando no currículo matérias de conhecimento científico, técnicas profissionais e prática de habilidades artísticas e desportivas. A " perda dos espaços destinados às práticas desportivas" é uma realidade, já que em tempo não muito distante as escolas estimulavam eventos esportivos na primavera revelando atletas e formando o moral, o senso de companheirismo, a liderança, o triunfo, a dedicação, o amor ao esporte, a paz e os sentimentos naturais envolvendo vencedor e vencidos. 

Sugerimos que se crie atividades extraclasse em horário alternativo para formar oficinas a partir da identificação do potencial do aluno e suas habilidades, criando eventos e equipes para competições interescolares apoiadas por clubes e associações esportivas do município e patrocinadas pelo comercio e industria local, os quais obteriam subsídios do Governo com redução de impostos. A mesma integração de esforços pode ser realizada na área das artes, do conhecimento científico e da profissionalização. 

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