EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

BIG BROTHER NA CAPITAL GAÚCHA

 
ZERO HORA 16 de julho de 2012 | N° 17132

Escolas terão mais 300 câmeras

Meta é reduzir vandalismo, furtos e bullying e ampliar rede de segurança virtual da Capital, que será uma das maiores do BrasilAlunos, pais e professores da rede pública de ensino de Porto Alegre terão uma garantia a mais de segurança até o final do ano. Este é o prazo, conforme anúncio da prefeitura, para incrementar o monitoramento das 96 escolas municipais com 300 câmeras. Ao todo, serão 830 pontos vigiados 24 horas por dia.

A instalação de câmeras nos estabelecimentos de ensino faz parte de um plano da prefeitura de ampliar o videomonitoramento em toda a cidade. A ideia é ter, até a Copa do Mundo de 2014, uma central que receba imagens de todos os equipamentos existentes na Capital, seja de escolas, do trânsito ou das ruas.

– O prefeito José Fortunati já solicitou projeto. O objetivo é criar uma central de inteligência na cidade – afirma o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski.

A estratégia inclui a instalação de uma cerca virtual num dos mais frequentados parques da Capital, que também terão ampliadas suas redes de monitoramento por câmeras de TV. Segundo a secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Sônia d’Ávila, até novembro haverá mais 25 unidades, num investimento de R$ 800 mil.

O acompanhamento das ocorrências nos parques Farroupilha e Marinha do Brasil, que exigem ações da Guarda Municipal e Brigada Militar, além de outros serviços públicos, fará parte, até o final deste ano, do Centro Integrado de Comando (Ceic) anunciado pela prefeitura no fim de junho. Com essa ampliação, estará concluído o cercamento eletrônico dos dois parques, afirma a secretária Sônia d’Ávila.

Conforme informações do gerente de Operações da Procempa, Lafaiete Everardi dos Santos, o projeto de ampliação das redes nos parques Marinha e Farroupilha prevê a colocação de mais 25 pontos. Hoje, há 12 câmeras na Redenção e no Marinha (seis em cada parque) e, até o fim do ano, serão 37 pontos nos dois parques.

A rede de monitoramento da cidade já conta com outras 61 câmeras, instaladas, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que monitoram o trânsito na cidade.

– Porto Alegre estará à frente de outras capitais, acompanhando o Rio de Janeiro e cidades da Europa – diz o comandante da Guarda Municipal, Eliandro Oliveira de Almeida.

Inspiração no Central Park de Nova York

A opinião do integrante do Conselho de Usuários do Parque Farroupilha, Roberto Jakubaszko, é favorável ao monitoramento nos parques e nas escolas, mas ele espera a presença do policiamento ostensivo.

– O policiamento é a energia que todo sistema de segurança precisa – diz ele, que cita o exemplo do Central Park de Nova York, onde, segundo ele, “quando alguém joga um papel no chão, já vem o guarda para dar uma advertência ou multar”.

Operação em 18 áreas

A prefeitura optou por aproveitar a estrutura do prédio que abrigará o novo Datacenter da Procempa, na Rua João Neves da Fontoura – que teria dois pavimentos – mas está projetado para até cinco andares.

Além de toda a rede e serviços da Procempa disponíveis em seu prédio, o Centro Integrado de Comando terá a garantia de funcionamento contínuo através de no-breaks, geradores e da nova subestação para abastecimento de energia instalados no local e inicialmente previstos para atender somente o Datacenter.

Estratégias para agir em situações de emergência

O Centro Integrado de Comando para Porto Alegre manterá constantemente equipes organizadas e preparadas para agir rápido e em conjunto no atendimento à população em situações de emergência ou críticas. Será no prédio do futuro Datacenter da Procempa, em obras (foto ao lado), e com entrada em operação prevista até o fim deste ano.

O Ceic reunirá representantes de várias áreas municipais que estarão num mesmo local, em constante monitoramento da cidade e que, em caso de alguma emergência ou crise, atuarão de forma integrada. O Centro Integrado de Comando também será uma extensão do gabinete do prefeito que terá um espaço especial para comandar as operações em horas críticas.

O monitoramento será feito a partir de um conjunto de 39 monitores (videowall) que estarão 24 horas por dia transmitindo imagens de câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade no controle de trânsito, em praças e parques, no Centro de Operações da Brigada Militar, escolas e pontos estratégicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário