EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

LIÇÃO DE SIMPLICIDADE

ZERO HORA 12 de julho de 2012 | N° 17128

EDITORIAL

Vem das escolas rurais de 24 municípios gaúchos uma boa notícia que pode contribuir para solucionar os impasses vividos pela educação no Estado e no país. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, os 40 estabelecimentos rurais de ensino dessas cidades, num total de 957 alunos, registraram um índice de 100% de aprovação em todos os anos do Ensino Fundamental no ano passado.

Além do pequeno porte dos municípios, outros dois traços unem essas experiências: o foco em disciplinas adaptadas à realidade e às necessidades dos alunos e o envolvimento da comunidade no cotidiano das escolas. O fato de essas três características estarem presentes em escolas da zona rural deve ser objeto de reflexão da parte de todos os que se preocupam com a situação da educação na atualidade. Especialistas têm apontado que o grande diferencial desses estabelecimentos não está dentro, e sim fora da escola. É sabido que, nos dias de hoje, as escolas da área urbana são obrigadas a lidar com fatores como criminalidade, drogas, dificuldade de acesso, número excessivo de alunos por sala de aula, professores sobrecarregados e pais assoberbados. Ora, a realidade das pequenas localidades é diversa. Profissionais da educação podem se concentrar nas atividades de ensino, pais estão mais presentes e alunos não estão expostos aos efeitos do crescimento urbano desordenado. Todos os aspectos de suas vidas sofrem os efeitos positivos desse entorno, e com a educação não é diferente.

Nem por isso deve-se deixar de enfatizar a dedicação de todos os que participam das experiências nos 24 municípios destacados. Aulas em turno integral, atividades como inglês, taekwondo e musicalização, fundamentos de cooperativismo, atividades de integração e ênfase em leitura são atividades que não dependem de decisões de Brasília, de Porto Alegre ou mesmo da sede do município: podem ser implementadas, e o foram, pelos próprios envolvidos, sejam professores, pais ou estudantes. Trata-se de um exemplo a ser estudado, imitado e aperfeiçoado em todo o país.

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